Azeite falsificado: veja passo a passo como é a fiscalização

Por Redação em 04/03/2022 às 06:04:05

Ministério da Agricultura faz testes para descobrir se produto está fraudado ou se rótulo está incorreto. Saiba como são as etapas da investigação. O azeite pode receber diferentes ervas e dar um sabor especial às saladas e outros preparos.

Crédito: IStock

Já se perguntou como é que se descobre se um azeite de oliva é falso ou se está classificado de forma incorreta no rótulo?

Atualmente, este trabalho é bastante minucioso no Brasil e conta testes de fraude e de qualidade, feitos por uma equipe do Ministério da Agricultura.

Conhece 'sommeliers' de azeite? g1 conta como funcionam análises sensoriais

Governo suspendeu 24 marcas de azeite de oliva em 2021

Depois de apreender garrafas nos supermercados, o governo envia amostras para um laboratório que investiga, primeiro, se o azeite é verdadeiro, ou seja, se está misturado a um outro óleo ou se nem azeite é. Esses são os testes de fraude.

Se o produto for classificado como azeite, ele segue para os testes de qualidade, que vão averiguar se o produto é extravirgem, virgem, tipo único ou mesmo um lampante, que nem pode ser consumido. Essa etapa conta com pessoas especializadas em descobrir erros pelo cheiro e pelo paladar.

Veja a seguir como funciona a fiscalização:

Passo a passo de como o azeite é fiscalizado


Passo a passo de como o azeite é fiscalizado — Foto: Arte/g1

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários