Preço do óleo de soja sobe no Brasil com aumento da demanda da indústria

Por Redação em 01/04/2024 às 14:37:59

O preço do óleo de soja está em alta no mercado brasileiro. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os pesquisadores afirmam que as cotações reagem ao eumento na demanda interna, principalmente da indústria alimentícia, que tenta garantir os volumes necessários, tendo em vista a concorrência com a indústria de biodiesel.

"Representantes destas fábricas pretendem garantir volumes para médio prazo, atentos às expectativas de aumento na produção de biodiesel no Brasil. O óleo de soja é a principal matéria-prima na produção de biodiesel no País, representando cerca de 70% do total", diz o Cepea, em nota, nesta segunda-feira (1/4).

Desde o início de março, a proporção de biodiesel no diesel derivado de petróleo passou de 12% para 14%. A decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) antecipou o calendário. A previsão para 2024 era passar a 13%. O mandato atual previsto em lei prevê até 15%, mistura que deve ser adotada em 2025.

O diesel com 14% de biodiesel (B14) atende a uma demanda da cadeia produtiva de biocombustíveis. Nas contas do setor, o B14 deve demandar 8,9 bilhões de litros do combustível renovável neste ano. Em 2023, foram 7,3 bilhões.

Neste cenário, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa a indústria de soja, prevê uma produção de 11 milhões de toneladas de óleo de soja em 2024. Desse total, 5,8 milhões devem ter como destino as usinas de biodiesel.

No mercado internacional, março foi de valorização para o óleo de soja na bolsa de Chicago. Na semana passada, a alta foi de 0,56%, de acordo com o Valor Data, com base no contrato de segunda posição no painel.

No mês, a cotação média do produto foi de 47,74 centavos de dólar por libra-peso, 3,43% a mais que em fevereiro, quando foi de 46,16 centavos de dólar por libra. Em comparação com o preço médio de março de 2023 (56,96 centavos de dólar por libra), no entanto, houve uma desvalorização de 16,16%.

Preço da soja subiu em março

O preço da soja encerrou março em alta no Brasil. Melhora nos prêmios de exportação, variação cambial e a atual situação da safra brasileira - com quedas de produtividade em diversas regiões e produtores restringindo a comercialização - foram listados por analistas entre os principais fatores para o aumento nas cotações.

O indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base no corredor de exportação de Paranaguá chegou a R$ 124, 04 a saca de 60 quilos, aumento de 7,44% no acumulado do mês. A referência para o mercado físico do Paraná, também do Cepea, subiu 8,05% no período e terminou março em R$ 119,61 a saca.


Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários