Pulverização eficiente, dados precisos, máquinas silenciosas: aplicações de IA são tendência na agricultura

Por Redação em 10/04/2024 às 08:46:29

O campo está passando por uma revolução silenciosa, impulsionada pela Inteligência Artificial, e grandes marcas de máquinas agrícolas estão liderando essa transformação, para otimizar processos, aumentar a produtividade e enfrentar os desafios do setor, do controle financeiro a aplicações práticas na lavoura.

A 29ª Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo que acontece em Ribeirão Preto (SP) entre 29 de abril e 3 de maio, também será vitrine de inovações que utilizam IA com a promessa de aumentar produtividade e diminuir perdas.

Conheça, a seguir, cinco aplicações inovadoras da IA no campo que são tendência e devem ser apresentadas na próxima da Agrishow.

Pulverização e contagem de frutos

Elétrico, silencioso e inteligente

Monitorar para tomar decisões precisas

Armadilhas inteligentes, menos pragas

Colheitadeira inteligente e compacta

1.Pulverização e contagem de frutos

Máquinas comandadas por sistemas cada vez mais sotisficados não só executam as operações tradicionais e necessárias no campo, como também apresentam novas funcionalidades como garantir uma pulverização mais eficiente, realizar a contagem de frutos e identificar anormalidade nas plantas.

Essas são algumas das aplicações da IA existentes na linha Arbus 4000 JAV, da Jacto, trator que não só é autônomo como também consegue identificar a viabilidade e a segurança para circular por determinados pontos do terreno.

A experiência, segundo a empresa, já pode ser observada em uma fazenda de laranjas na região de Casa Branca (SP), que pulveriza a plantação com máquinas inteligentes programadas com Inteligência Artificial.

Além do computador inteligente ligado a uma central de monitoramento, que pode ser remota, a máquina conta com uma barra de 18 de metros e reservatório com capacidade de 4 mil litros.

Funciona assim: um funcionário treinado programa funções específicas e os tratores fazem o restante, aprendendo constantemente. Segundo Rodrigo Marcon Sanches, gerente de negócios para veículos autônomos da Jacto, a partir do momento que as máquinas começam a trabalhar, a intervenção humana é mínima.

"O equipamento traz uma inédita tecnologia de pulverização, um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, identifica o tamanho e proporção da planta, o estágio de maturação de cada fruto, além de conta-los", afirma Rodrigo Marcon Sanches, gerente de negócios para veículos autônomos da Jacto.


2.Elétrico, silencioso e inteligente

Um trator elétrico, silencioso e com emissão zero de gases do efeito estufa promete roubar a cena na 29ª Agrishow. O Farmall 75c Elétrico, vencedor do prêmio de Máquina do Ano da Farm Machine 2024, na Alemanha, é indicado para ambientes controlados como estufas, barracões e pecuária, e atua com sensores e câmeras inteligentes.

É possível que pessoas ao redor do trator interajam com a máquina, além de ela detectar e evitar obstáculos, propiciando um ambiente mais seguro. Conectada, ela envia e recebe informações em tempo real para uma ferramenta de monitoramento de frota e gestão agronômica.

O projeto é resultado de uma colaboração entre a Case IH com a Monarch Tractor, empresa com sede nos Estados Unidos e especialista em eletrificação e automação de máquinas.

A ideia é que a Inteligência Artificial adeque a máquina ao solo, aumentando assim o tempo de "vida" do trator. O computador inteligente tem a função de diminuir o desgaste do freio e pneus, e de aumentar a velocidade e potência da tração.


3.Monitorar para tomar decisões precisas

Uma plataforma que reúne todas as informações que interferem na produção ligadas por satélites de alcance global e consegue centralizar o controle de todos os dispositivos eletrônicos de uma fazenda. A última versão do software Wyld Fusion, da empresa sueca Wyld Networks, será apresentada na 29ª Agrishow.

Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de rede que oferece suporte a redes terrestres e de satélite, conectando sensores, termostatos, câmeras e maquinários. O objetivo é que os produtores aproveitem insights valiosos e tomem decisões informadas, com antecedência.

São sensores que transmitem informação ininterruptamente para os satélites. Essas informações são armazenadas em um banco de dados que projeta tendências. É como se um grande estudo sobre o tempo e outros fatores naturais estivesse sendo feito por um batalhão de estudantes. Mas o software não descansa.

A empresa garante que todas as informações são protegidas com tecnologia de última geração e que os resultados já vistos garantem redução significativa do tempo de produção, evitando perdas e garantindo competitividade no mercado.


4.Armadilhas inteligentes, menos pragas

O controle de pragas sempre foi um desafio para a agricultura. E o monitoramento contínuo da plantação é necessário para evitar qualquer ataque inesperado.

Uma nova tecnologia que deve ser apresentada na Agrishow utiliza IA para identificar e contar insetos, com monitoramento remoto online.

O Monitoramento Integrado Inteligente de Pragas (MIIP) funciona de forma semelhante às armadilhas convencionais, porém com tecnologia embarcada que possibilita tirar fotos programadas do piso adesivo, que contém os insetos capturados.

As imagens são enviadas via conexão 4G para a plataforma que centraliza um grande banco de dados e torna o sistema mais eficiente de forma constante.

"A arquitetura de Inteligência Artificial foi cuidadosamente implementada para garantir a identificação de diferentes pragas em uma mesma armadilha, para diferentes cenários", afirma Fabio Torres, gerente de negócios da Jacto Next.


5.Colheitadeira inteligente e compacta

A inteligência artificial também tende a ser utilizada para otimizar a colheita de grãos no campo. Essa é a proposta, por exemplo, da Série 250 de colheitadeiras Axial-Flow, da Case IH, que combina tecnologia de ponta com IA em um modelo mais compacto do que os anteriores.

O grande destaque é o sistema AFS Harvest Command Automation, que utiliza inteligência artificial para se autorregular durante a colheita. Ele possui quatro modos e faz até 1,8 mil intervenções diárias para otimizar o processo.

A automação real simplifica as operações no campo, permitindo que o produtor alcance melhores resultados. Estudos mostraram que a inteligência artificial usada nesta linha resultou em um ganho de 30% na produtividade e uma economia de 8% em combustível, segundo o diretor de marketing da Case IH para a América Latina, Eduardo Penha.


Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários