Surto de gripe aviária mata 4 mil aves no Peru

Por Redação em 24/02/2024 às 13:49:15

As autoridades sanitárias peruanas reportaram à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), nesta semana, a ocorrência de um surto do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma fazenda comercial com 27 mil galinhas de postura. A doença matou 4 mil aves e outras 23 mil foram sacrificadas após a confirmação da doença.

O Serviço Nacional de Saúde Agrária (Senasa) do Peru recebeu, no dia 12 de fevereiro, a notificação sobre a mortalidade de 4 mil galinhas poedeiras em uma granja no distrito de Pacanga, província de Chepén, departamento de La Libertad, no noroeste do país, a 700 quilômetros da capital, Lima.

Os testes deram positivo para a influenza aviária tipo A subtipo H5 no dia 15. De acordo com o relatório da ocorrência, divulgado pela OMSA no dia 19, foram realizadas quarentena, incineração das aves mortas e o abate das outras 23 mil aves que haviam na granja, além de limpeza e desinfecção das instalações.

Depois da confirmação do surto, o Senasa peruano ativou protocolos de controle imediato na região, com a implementação de vigilância epidemiológica nas proximidades.

"A prioridade é controlar a situação e prevenir a propagação da doença. Estamos trabalhando em colaboração com todas as partes envolvidas, aplicando medidas rigorosas para mitigar os riscos e proteger a saúde avícola do país", disse o chefe do Senasa, Miguel Quevedo, em nota divulgada no site do órgão.

Fonte: GR

Comunicar erro

Comentários