Lula quer Brasil vendendo mais carne à África, diz Fávaro

Por Redação em 24/02/2024 às 13:41:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ação do Ministério da Agricultura para ampliar as exportações de carnes para os países da África. Foi o que disse nesta sexta-feira (23/2) o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante visita a um frigorífico em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).

Fávaro relatou o que o presidente lhe disse em um telefonema, hoje, antes do evento. "Ele falou: "Fávaro, cheguei de lá, abri mercado, mas são 600 milhões de pessoas e me pediram que você organize uma comitiva de empresários junto com governo, com o Ministério da Agricultura, vá para o Egito, para a Nigéria, para países africanos. Eles querem comprar carne do mercado brasileiro"", disse, em discurso, na planta industrial da BMG Foods.

Lula esteve na África recentemente, para participar da 37ª Cúpula da União Africana. Durante a viagem, o Egito anunciou o reconhecimento da equivalência do sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal e elevou o Brasil à categoria de "pre-listing" para exportação de carnes bovina, suína e de aves.

Com a decisão, as habilitações de plantas industriais exportadores não dependerão mais de vistorias in loco das autoridades egípcias.

China

O frigorífico que o ministro visitou em Mato Grosso foi inaugurado no ano passado e gera 400 empregos, com planos de expansão. O estabelecimento busca certificação pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF).

Ainda durante o evento, ele disse disse esperar novas habilitações de frigoríficos para exportar à China. "A China [está] ampliando mercado, principalmente para carnes. Nós vamos ter um anúncio, maior de todas as épocas. A China não abria mercado para o Brasil desde 2019", disse, referindo-se às autorizações de exportação.

Em sua visão, o trabalho de abertura gera mais empregos e desenvolvimento no interior do país. Já foram 15 mercados abertos em 2024 para produtos do agronegócio.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários