Calendário da feira: outubro tem uva, melão, tomate e pimentão

Por Redação em 03/10/2020 às 07:04:37

Série do G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta. Também é tempo de abacaxi, mamão, acerola, cenoura, beterraba e pepino. Em outubro, a primavera está no seu auge e o clima da estação garante uma oferta generosa e variada de frutas. Tem para todos gostos: uva, melão, abacaxi, mamão, banana, acerola e muito mais. No grupo dos legumes, tomate e o pimentão são os alimentos da vez.

Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.

Calendário da Feira de Outubro

Arte/G1

A seguir, confira mais detalhes sobre a safra das principais frutas e legumes do mês, além de saber como comprar, conservar e outras curiosidades.

Uva

Uvas vermelhas da variedade Sweet Celebration produzidas pelas Fazendas Labrunier, em Petrolina (PE)

Divulgação/Fazendas Labrunier

Docinhas e refrescantes, as uvas estão no seu auge em outubro, enfeitando as gôndolas dos supermercados e as barracas das feiras.

De diversos tipos e sabores, as uvas harmonizam com "queijos, vinhos, saladas, sobremesas e um lanchinho da tarde", conta a gerente de marketing das Fazendas Labrunier, Luiza Barni Bonin.

Saborosa, sem caroço e produtiva: conheça a uva BRS-Vitória

São 18 variedades produzidas hoje no Brasil e a Labrunier, que é a maior no ramo de uvas de mesa do país, produz todas elas. Porém, três merecem destaque pela alta produção e sabor:

Vitória: uva preta e muito docinha.

Sweet Globe: uva verde e extremamente crocante e suculenta.

Sweet Celebration: vermelha, crocante e doce.

Há duas safras de uva no país: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Mas é entre os meses de setembro a dezembro que a oferta cresce em volume e em variedade.

"Neste segundo semestre, um bom volume de uva está sendo colhido e com alta qualidade", afirma Luiza.

Pernambuco é o estado que lidera a produção das uvas de mesa. Já o Rio Grande do Sul é o maior quando se trata da uva voltada para a fabricavinho.

Auge da safra: setembro a dezembro.

Como comprar: escolha as uvas carnudas, firmemente presas ao caule. Evite as frutas enrugadas, sugere a Ceasa Minas.

Como conservar: a melhor forma de conservar a uva é na geladeira e lavá-la apenas antes de consumir. Assim, ela dura mais.

Confira no vídeo abaixo uma receita de pavê de uva.

Receita de pavê de uva, fácil e muito gostoso

Melão

Melão lidera pauta de exportações do Rio Grande do Norte

Fred Veras/Sebrae

Outra fruta refrescante do mês é o melão que, além de ser consumido como produto de mesa, vai bem em saladas de frutas, sucos e em receitas de doces em conserva.

De acordo com o diretor institucional da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, a safra de melão está boa e acima das expectativas neste ano.

O principal estado produtor de melão atualmente é o Rio Grande do Norte.

Auge da safra: setembro a janeiro.

Como comprar: dê preferência aos de casca firme, cor viva, sem rachaduras ou partes moles. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos.

Como conservar: na geladeira, conserva-se por até duas semanas, quando em boas condições.

Veja abaixo a reportagem sobre o melão produzido no Ceará que tem ganhado mercado na China.

Melão produzido no Ceará ganha mercado da China

Pimentão

Pimentão tem diferentes cores

Reprodução

Com cores vibrantes fazendo jus à primavera, os pimentões entram em cena com mais força entre os meses de setembro e dezembro.

E, neste ano, eles devem abastecer bem as feiras e os supermercados, já que houve um "excesso de oferta", conta Gilson Antônio de Jesus Camargo, produtor orgânico da fazenda Alambari, no estado de São Paulo. Com isso, as promessas são de preços melhores a partir deste mês.

Pimentão recheado com linguiça é receita da 'Hora do Rancho'

Na culinária, sua versatilidade é grande. Eles podem ser servidos como prato principal, como os recheados com carnes e queijos, ou utilizados para incrementar saladas, molhos, pratos cozidos, assados e ensopados. Porém, para acertar a receita é preciso ter atenção com as características de cada um deles:

Pimentão Verde: é mais ácido e indigesto, pois tem uma casca mais grossa. Isso acontece, porque ele é colhido antes do tempo de maturação.

Pimentão Vermelho: é mais doce e menos indigesto do que o verde, pois tem a casca mais fina e é colhido no tempo certo de maturação.

Pimentão Amarelo: é levemente mais doce do que o vermelho e também tem uma casca mais fina. Também é menos indigesto do que o verde.

O país todo produz pimentão, mas a safra é maior em São Paulo e em Minas Gerais.

Auge da safra: setembro a dezembro.

Como comprar: escolha os pimentões firmes e que tenham brilho.

Como conservar: na geladeira, conserva-se por duas a três semanas, embrulhado em saco plástico transparente.

Tomate

Tomate é o 2º produto mais comercializado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)

Pexels

O tomate é 2º produto mais comercializado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), perdendo somente para a laranja.

Ele marca presença nos mercados e feiras o ano todo, mas é entre os meses de setembro e dezembro que a sua oferta cresce, conta Alex Lee, produtor de orgânicos de São Paulo.

Por outro lado, de acordo com a Trebeschi, a maior produtora de tomates do país, a produtividade do alimento caiu em meados de setembro, em função das altas temperaturas, o que contribuiu para uma alta de preços.

Os quatro tipos mais consumidos pelos brasileiros são:

Tomates do grupo salada (longa vida): maior durabilidade e mais versáteis na culinária, podendo ser utilizados em saladas, lanches, vinagretes, e molhos.

Tomates italianos: mais adequados para molhos e consumo in natura.

Tomates sweet grape: ideais para saladas e snaks em diferentes horas do dia.

Tomates tipo caqui: de calibre grande, muito usado nos buffets das churrascarias e também para saladas.

A produção do tomate é forte nos estados do Sudeste e Sul.

Auge da safra: setembro e dezembro

Como comprar: escolha os bem firmes, lisos, de cor uniforme, sem manchas ou rachaduras.

Como conservar: maduro o tomate conserva-se em geladeira por uma semana. Verde, deve ser conservado em temperatura ambiente até amadurecer, explica a Ceasa Minas.

Veja abaixo uma receita de tomate recheado.

Enfermeira ensina receita de tomate recheado que aperfeiçoou após aprender na internet

Por que consumir alimentos da safra?

Frutas, legumes e verduras.

Divulgação

Com a modernização das técnicas agrícolas, hoje já é possível encontrar uma grande variedade de frutas, legumes e verduras o ano inteiro nos mercados e nas feiras.

Porém, consumir produtos de época pode ser uma opção mais barata e saudável.

Com o crescimento da oferta nos períodos de safra, a tendência é os preços caírem. Mas isso nem sempre é uma regra. Como a produção de hortaliças depende muito de fatores climáticos, qualquer mudança muito intensa na temperatura, por exemplo, pode impactar a oferta.

Além disso, o consumo de alimentos de época tende a ser mais saudável, pelo menor uso de agrotóxicos em seu cultivo.

Como reduzir a chance de ingerir agrotóxicos nos alimentos, segundo especialistas

Por que a produção de alimentos depende tanto de agrotóxicos?

"Para terem um bom desenvolvimento fora do seu ciclo natural de produção, é necessário uma intervenção mais intensa de químicos durante o preparo do solo, por exemplo", ressalta Lígia dos Santos, do São Camilo.

Além disso, quando estão em seu ciclo natural de produção, sem a necessidade de tanto uso de agrotóxico, os alimentos ficam com o seu sabor natural mais acentuado.

Agro é tech... veja vídeos da indústria-riqueza do Brasil

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários