Combate a dengue

Sementes misteriosas aparecem em mais 6 estados; total subiu para 23, além do DF

Por Redação em 02/10/2020 às 21:30:08

Ministério da Agricultura atualizou balanço nesta sexta e incluiu novos registros no Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Sergipe. Governo recebeu 199 amostras e afirma que pacotes são originários de países asiáticos. China nega que tenha feito envios. Fraude pode ser motivo de ocorrências. Pacotes com sementes misteriosas foram recebidos em Boa Vista e Normandia

Seapa/Divulgação

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira (02) que aumentou de 17 para 23 o número de estados com casos de recebimento de pacotes de sementes não solicitadas, além do Distrito Federal.

As novas ocorrências foram registradas no: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Sergipe.

WEBSTORIES: entenda o caso das sementes misteriosas

Conheça a fraude que pode explicar as 'sementes misteriosas'

O ministério afirma ainda que já recebeu 199 amostras, e que elas vieram de países asiáticos como China e Malásia e da região administrativa chinesa Hong Kong.

Os casos já foram reportados por moradores das seguintes unidades da federação (UF):

Acre (AC)

Alagoas (AL)

Amapá (AP)

Bahia (BA)

Ceará (CE)

Espírito Santo (ES)

Distrito Federal (DF)

Goiás (GO)

Mato Grosso (MT)

Mato Grosso do Sul (MS)

Minas Gerais (MG)

Pará (PA)

Paraíba (PB)

Paraná (PR)

Pernambuco (PE)

Rio de Janeiro (RJ)

Rio Grande do Sul (RS)

Rio Grande do Norte (RN)

Rondônia (RO)

Roraima (RR)

Santa Catarina (SC)

São Paulo (SP)

Sergipe (SE)

Tocantins (TO)

Ainda segundo o governo, "até o momento, ainda não é possível apontar os riscos envolvidos". O material foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas.

Na quinta, a Embaixada da China no Brasil negou que os pacotes que chegaram ao Brasil nas últimas semanas tenham vindo daquele país. E disse estar disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras.

Contudo, no último dia 18, os chineses já haviam afirmado que uma verificação preliminar do China Post, os Correios do país, constatou que as etiquetas de postagem apresentam indícios de fraude.

Entenda a possível fraude no mistério das sementes enviadas indevidamente da Ásia

Suspeita de fraude

Nos Estados Unidos, aonde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing".

O "brushing" é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.

A semente, no caso, apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio. Isso explicaria por que as autoridades até agora não encontraram sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.

Cuidados

O Ministério da Agricultura reforça para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelo correio de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Quem receber em casa sementes provenientes do exterior, deve entregar o material para uma das unidades do ministério em seu estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

Problemas parecidos nos EUA e Canadá

O USDA abriu uma investigação para apurar a chegada de diversos pacotes de sementes misteriosas vindos, em sua maioria, da China.

O USDA disse que identificou mais de uma uma dúzia de espécies de plantas. O que intriga as autoridades é que o produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado.

"O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do USDA (Aphis) está trabalhando em estreita colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna, outras agências federais e departamentos estaduais de agricultura para investigar a situação", disse o departamento.

Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra "sementes estrangeiras enviadas pelo correio da China ou Taiwan".

Vídeos: tudo sobre agronegócio

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários