MS firma acordo para quadruplicar área plantada com citrus no Estado

Por Redação em 15/04/2024 às 07:19:29

O governo do Mato Grosso do Sul firmou um termo de acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) para aumentar em quatro vezes a área plantada com citrus no Estado.

Atualmente, a atividade ocupa dois mil hectares e o objetivo, segundo Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação sul matogrossense (Semadesc) é alcançar 10,3 mil hectares nos próximos anos.

Além da secretaria, o acordo envolveu também a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O acordo prevê a cooperação técnica, científica e de mobilidade entre as instituições, incluindo o intercâmbio de informações, dados técnicos, experiências, pesquisas.

"Além do clima, solo e áreas disponíveis, notamos em especial a migração de produção de laranjas de São Paulo para MS em função da doença do "greening". Por isso iniciamos ano passado os contatos com o setor, tivemos as primeiros reuniões e a partir de lá as coisas avançaram", afirma, em nota, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Dentre os investimentos já confirmados no Estado está o plantio 5 mil hectares de laranja na Fazenda Aracoara, anunciado pela Cutrale, totalizando R$ 500 milhões destinados à expansão da atividade.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários