Brasil tenta retomar espaço nos embarques de castanha

Por Redação em 01/04/2024 às 14:31:04

O nome popular é castanha-do-brasil, mas é a Bolívia que lidera as exportações da semente no mundo. A situação, paradoxal, estabeleceu-se no início dos anos 2000, mas, agora, tem provocado a reação do segmento, que se organiza para retomar o protagonismo que os brasileiros perderam para o vizinho.

O declínio da produção nacional de castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil, como a semente também é conhecida) e restrições sanitárias foram dois dos principais responsáveis pela queda dos embarques. Como parte dos esforços para o Brasil recuperar seu espaço, o Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (Idesam) ouviu 27 organizações que atuam nas cadeias da castanha e do cacau na região amazônica para mapear iniciativas que enfrentem problemas que as duas culturas têm em comum.

"Faz 25 anos que o problema da castanha aconteceu, e a gente não solucionou em escala, mas alguns atores da cadeia estão resolvendo com boas práticas, tecnologia e acesso a políticas públicas", afirma Carlos Koury, diretor de inovação em bioeconomia do Idesam. "O movimento é tanto dos exportadores, que estão mais atentos aos protocolos sanitários dos países importadores, quanto da área de pesquisa, que tem desenvolvido tecnologias que permitem aumentar esse controle".

Uma das iniciativas é a da Abufarí Produtos Amazônicos, que nasceu em 2019 em Tapauá (AM) com a ideia de profissionalizar a coleta da castanha. A empresa passou a oferecer treinamento a seus fornecedores, e, a partir disso, eles começaram a adotar medidas simples, mas que fazem toda a diferença na qualidade final do produto. Com as mudanças, o valor que esses fornecedores recebem pela matéria prima é de 15% a 20% maior que o do que se pratica no mercado, afirma Leonardo Baldissera, diretor da empresa.

O extrativista Gildevan Amorim, de 40 anos, conta que, no passado, chegou a deixar de coletar castanhas por causa do baixo preço que os atravessadores estavam oferecendo. A parceria com a Abufarí melhorou o quadro, segundo ele. "Passamos a ter um tratamento que a gente não tinha", diz ele.

Além do preço, também as condições de trabalho melhoraram, segundo os coletores. Eles recebem equipamento de proteção individual da empresa e, com a instalação de estruturas de lona junto a cada castanheira, já não precisam mais acampar na floresta durante o período de coleta.

Todos os esforços são para reduzir o nível de intoxicação do produto por aflatoxinas, substâncias que se desenvolvem em castanhas e nozes mal-conservadas e que representa um risco à saúde humana. "Criamos um programa de boas práticas na parte da coleta para isolar ao máximo o fruto da umidade, que é de onde vem a toxina. A partir do momento em que ele cai, o produtor tem 15 dias para recolher", conta Baldissera.

Foi justamente a aflatoxina que passou a bloquear o acesso do Brasil aos principais mercados consumidores da União Europeia. Desde 1998, o bloco veta a importação de produtos com níveis de aflatoxinas, o que atingiu em cheio a cadeia extrativista nacional.

O trabalho tem dado resultado. Desde 2023, a Abufarí já conseguiu exportar 30 toneladas de castanha, que seguiram para países como Estados Unidos, Colômbia, Panamá, Israel e, mais recentemente, Argélia. A meta da empresa para este ano é triplicar esse volume. "Com o aquecimento global e a necessidade de conservação na Amazônia, existe um interesse crescente do consumidor europeu pelo que vem da Amazônia. Neste ano, a ideia é acelerar esse processo", completa Baldissera.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários