Agricultores familiares comercializam 83 toneladas de alimentos a Cozinhas Solidárias com apoio da Conab e do MDS

Por Redação em 02/03/2024 às 17:26:03

Neste sábado (2), agricultores e agricultoras familiares da Associação Nacional de Agrobiodiversidade dos Povos da Amazônia Em Defesa do Meio Ambiente e da Vida (Anapamav) entregaram 1,46 mil quilos de alimentos, como maracujá, limão, milho verde, pupunha, entre outros, à Cozinha Solidária Mãos de Mulheres, de Ananindeua. Os produtos são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Por meio do Programa, os produtos da agricultura familiar são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por programas de ações da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.

Participaram do ato a superintendente da Conab no Pará, Rosanna de Angelis Vallinoto Costa, o coordenador geral do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Edson Matos dos Santos Júnior, o gerente regional da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Leonardo Santos, e o secretário municipal de Pesca e Agricultura de Ananindeua – SEMUPA, Pedro Soares. O evento contou também com a presença do gerente de Operações e Suporte Estratégico da Companhia, Raimundo Nonato da Cruz Filho, e de representantes de demais instituições municipais de Ananindeua e de movimentos sociais.

A entrega marca o início da execução de quatro projetos do PAA aprovados pela Companhia que têm como beneficiárias seis cozinhas solidárias do Pará. As organizações fornecedoras contempladas se localizam em quatro municípios do estado (Belém, Capanema, Igarapé-Açu e Paragominas). Além da Anapamav, tiveram propostas firmadas com a Companhia a Associação de Agricultores Familiares e Moradores de Primavera (Agrifamop), Associação Municipal dos Produtores Rurais na Agricultura Familiar de Capanema (AMPRAFC) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (COOPERURAIM).

Ao todo, 69 agricultores e agricultoras irão fornecer pouco mais de 83 toneladas de alimentos, principalmente frutas e hortaliças como abobrinha, alface, banana, batata, maxixe, entre outros. Para realizar a aquisição, a estatal irá destinar R$ 564,33 mil, recurso repassado pelo MDS. Esses produtos irão auxiliar cerca de 950 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que são atendidas pelas cozinhas Solidárias de Ananindeua, Benevides, Igarapé-Açu, Salinópolis e Santa Luzia do Pará.


Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários