Técnicos do estado recebem orientação sobre programas da Conab

Por Redação em 03/05/2022 às 14:52:50

Nesta quinta-feira (5), os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento irão capacitar representantes da Secretaria estadual do Índio de Roraima, das secretarias municipais de Agricultura, bem como colaboradores do Instituto de AssistĂȘncia Técnica e Extensão Rural do estado (Iater). O objetivo do treinamento é ampliar a rede de orientadores sobre os programas executados pela estatal, de forma que os agentes treinados se tornem multiplicadores desse conhecimento em seus municĂ­pios de atuação o que tende a possibilitar um maior acesso dos agricultores familiares e extrativistas roraimenses nos programas e polĂ­ticas realizadas pela Companhia no apoio às atividades.

No encontro, a ser realizado a partir de 8h (horĂĄrio de Boa Vista) no Auditório do Instituto de Educação de Roraima (IERR), os técnicos da Conab irão explicar o funcionamento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). A ação é direcionada a pequenos criadores de animais que podem comprar milho dos estoques pĂșblicos para uso na ração. O interessado na compra deve ter Declaração de Aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa ou possuir imóvel rural com ĂĄrea de até 10 módulos fiscais, além de estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), da Conab, entre outros requisitos.

Na oportunidade, também serão apresentadas as regras para operacionalização do Programa Alimenta Brasil na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do Ministério da Cidadania e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos pĂșblicos de segurança alimentar e nutricional, por meio de restaurantes populares e cozinhas comunitĂĄrias.

Além das orientações relativas ao Alimenta Brasil e ao Vendas em Balcão, estão também na pauta da reunião esclarecimentos sobre o acesso e uso da ferramenta de comércio eletrônico "Leilão pra VocĂȘ", operacionalizado pela Companhia.

O encontro para capacitar os agentes estaduais é fruto de uma parceria entre a SuperintendĂȘncia da Conab de Roraima com a Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de ConvĂȘnios e envolve as secretarias de agricultura de todos os municĂ­pios. O que se espera com a capacitação é facilitar a inserção da produção dos pequenos agricultores, bem como dos extrativistas nos mercados institucionais nos municĂ­pios roraimenses, bem como contribuir para o desenvolvimento rural de forma integral e sustentĂĄvel.


Fonte: CONAB

Comunicar erro

ComentĂĄrios