Extrativistas recebem orientações sobre ferramentas de apoio à produção

Por Redação em 06/12/2021 às 19:09:10

Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúnem com extrativistas paranaenses com o objetivo de orientar sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Além das reuniões com produtores, os colaboradores da Conab também irão se encontrar com representantes das instituições de governos dos municípios a serem visitados, a fim de delimitar o perfil extrativista no estado.

Os encontros têm início nesta segunda-feira (6), na cidade de Turvo. Na terça, a reunião acontece em Irati. No dia 8, os técnicos da Conab conversam com integrantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura de Prudentópolis e também com agricultores da Comunidade Faxinalense Tijuco Preto. Na quinta-feira (9), as visitas ocorrem no município de Castro, com participação da Associação de Agricultores de Abapan. Já na sexta, os encerramentos do trabalho ocorrem em Morretes.

A partir da PGPM-Bio, os produtores encontram incentivo econômico que complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos, desde que seja comprovada uma venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. Ao todo, a política ampara a comercialização de 17 produtos extrativistas: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.

Além da sustentação de preços de produtos da sociobiodiversidade, garantindo uma complementação na renda dos extrativistas, a PGPM-Bio também tem impacto positivo na questão ambiental, contribuindo com a redução do desmatamento.


Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários