Agropecuária despenca 8% e puxa queda do PIB no 3º trimestre

Por Redação em 02/12/2021 às 12:44:46

Foi o pior tombo trimestral do setor desde o 1º trimestre de 2012 (-19,6%). Problemas climáticos como seca e geada impactaram lavouras importantes no terceiro trimestre, como as plantações de café.

Fernando Caixeta

A agropecuária despencou 8% no terceiro trimestre de 2021, em relação aos três meses imediatamente anteriores, e puxou a queda de 0,1% Produto Interno Bruno (PIB) do período, junto com o recuo das exportações (-9,8%).

Foi o pior tombo trimestral do setor desde o 1º trimestre de 2012 (-19,6%), segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2).

O resultado levou o país a uma nova recessão técnica, que é quando a economia tem dois trimestre seguidos de retração.

Leia também: Com PIB em queda, trajetória da economia ganha formato de raiz quadrada; veja gráfico

A queda do agro no PIB foi consequência do encerramento da safra de soja, que é concentrada nos dois primeiros trimestres do ano. Com isso, as exportações também foram impactadas, já que o grão é o principal produto que o Brasil vende.

Resultado do PIB do 3º trimestre

Editoria de Arte/g1

Comparação anual

Em relação ao terceiro trimestre de 2020, a agropecuária caiu 9,0%, impactada, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que têm uma safra relevante no período e que tiveram retração na estimativa de produção anual e perda de produtividade. São estes:

Café (-22,4%);

Algodão (-17,5%);

Milho (-16,0%);

Laranja (-13,8%);

Cana de açúcar (-7,6%).

Além disso, as estimativas para a pecuária também tiveram um fraco desempenho no trimestre analisado, disse o IBGE.

“A agropecuária foi a atividade econômica, junto com financeiro e serviços de informação, que teve crescimento em 2020 e não foram tão afetados pela pandemia. Mas em 2021, a seca e problemas hídricos têm afetado as lavouras, que estão com expectativa de queda no ano”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Ela explicou que, no terceiro trimestre, já não há mais colheita de soja e entra a produção de culturas como café, que além de estar em um ano de bianualidade negativa, foi impactado por seca e geada.

Leia também:

A combinação de seca e geadas no Brasil que afeta preço do café e açúcar

Seca vai deixar alimentos ainda mais caros; entenda

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários