Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agro

Governo reduz previsão, mas ainda mantém projeção de safra recorde no país



Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra queda de quase 1 milhão de toneladas em relação a abril, devido à seca no Sul do país. Lavoura de soja, um dos principais produtos do agronegócio brasileiro

REUTERS/Agustin Marcarian

O governo reduziu a previsão da safra de grãos do país em quase 1 milhão de toneladas, de acordo com 8º levantamento da temporada divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (12).

Agora, a previsão é de colher 250,9 milhões de toneladas, queda de 0,4% na comparação com a expectativa de abril (251,8 milhões de toneladas). De qualquer forma, a safra permanece sendo recorde para o Brasil, superando em 3,6% os último ciclo.

"As culturas de primeira safra (como soja e algodão) estão com a colheita praticamente encerrada e a conclusão da produção ainda depende do comportamento climático nas culturas de segunda safra (como milho e trigo), que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento", explicou a Conab em nota.

A soja, principal item de exportação do país, tem previsão de safra estimada em 120,3 milhões de toneladas, crescimento de 4,6% em relação ao último ciclo e também um recorde de produção.

Confirmado o resultado projetado pela Conab, o Brasil irá ultrapassar os Estados Unidos como maior produtor mundial de soja.

O resultado poderia ser ainda melhor, caso não houvesse uma grande quebra de safra no Rio Grande do Sul, que é um dos principais estados produtores do grão.

Seca atinge em cheio o RS e produtores pedem ajuda do governo

O levantamento da Conab leva em conta o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte. Já a análise Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera o que será produzido durante os 12 meses do ano.

Feijão

Vilão da inflação neste início de ano, a produção total de feijão no Brasil deverá apresentar uma produção de cerca de 3 milhões de toneladas, crescimento de 1% em relação ao ano passado.

Arroz

A colheita do arroz está próxima de se encerrar, e a produção está estimada em 10,8 milhões de toneladas, 3,9% superior ao volume produzido na safra passada.

Milho

A expectativa para a produção total de milho no país, grão que está crescendo em exportações e fundamental para o setor de carnes, é de 102,3 milhões de toneladas, alta de 2,3% em relação à safra recorde de 2019.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!