RIO GRANDE DO NORTE - Armazéns da Conab estão abastecidos de milho para atender o produtor rural

Por Redação em 10/04/2024 às 10:20:29

Os pequenos criadores do Rio Grande do Norte que participam do Programa de Venda em Balcão (ProVB), neste mês, podem contar com 9.392 toneladas de milho em grãos. O produto está distribuído entre as sete Unidades Armazenadoras (UAs) que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) possui no estado.

De janeiro deste ano até agora, o Rio Grande do Norte recebeu mais de 12,8 mil toneladas de milho em grãos, provenientes de duas remoções, sendo que uma das quais ainda está em andamento. O milho está distribuído nos armazéns da Companhia da seguinte forma: em Assú são 1.235 toneladas; Caicó, 1.818 t; Currais Novos, 1.653 t; Mossoró, 778 kg; Umarizal, 1.254 toneladas. Na capital do estado, Natal, há disponível 2.653 toneladas, sendo 1.329 toneladas na unidade armazenadora de Caiapós e outras 1.324 toneladas em Jerônimo Câmara.

O cereal é um insumo importante para composição da ração animal. Por meio do ProVB, o milho é ofertado aos pequenos criadores e criadoras do estado a preços compatíveis aos praticados no mercado atacadista local, estabelecendo condições de igualdade e inclusão ao público-alvo do programa, habilitado a adquirir até 27 toneladas ao mês.

O estoque nos armazéns da Conab garante uma oferta de milho em grãos por um período mínimo de seis meses, e a Superintendência Regional mantém um acompanhamento constante dos estoques para que, sempre que necessário, seja iniciada uma nova remoção de milho.

O ProVB possibilita o acesso dos pequenos pecuaristas do RN, aos estoques públicos onde podem adquirir o produto em igualdade de condições àquelas obtidas pelos médios e grandes. Com a oferta constante do insumo os criadores podem fornecer aos seus animais uma ração mais balanceada o que permite uma melhor capacidade produtiva de seus animais e com isso um maior rendimento de sua produção por um custo mais baixo.


Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários