Oferta menor sustenta os preços do milho

Por Redação em 18/03/2024 às 11:14:16

As estimativas de uma produção menor de milho nesta safra 2023/24 vêm sustentando os preços do cereal no primeiro trimestre de 2024, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

O indicador do milho do Cepea, que tem por referência os valores cotados na região de Campinas (SP), vem operando em torno dos R$ 63 a saca de 60 quilos desde o final de janeiro deste ano.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra verão deve totalizar 23,41 milhões de toneladas, 14,5% inferior à anterior. Para a segunda safra, a queda é projetada em 14,7%, a 87,34 milhões de toneladas. Já para a terceira safra, a redução estimada é de 7,6%, para 1,99 milhão de toneladas.

Nesse cenário, as negociações seguem enfraquecidas tanto no mercado spot quanto para entregas futuras. Vendedores limitam os volumes ofertados, à espera de novas valorizações.

Ainda de acordo com pesquisadores do Cepea, o clima quente e seco, especialmente no Centro-Sul do Brasil, tem preocupado produtores, visto que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras e limitar a produtividade, sobretudo da segunda safra.

Fonte: GR

Comunicar erro

Comentários