Preços mundiais do arroz recuaram 2% em fevereiro

Por Redação em 18/03/2024 às 11:07:44

Os preços mundiais do arroz caíram em média 2% em fevereiro, com exceção da Índia, onde o arroz parboilizado manteve-se firme em função da forte demanda doméstica e africana. O índice Osiriz/InfoRice (IPO) caiu 5 pontos, para 302 pontos (base 100=janeiro de 2000), informa o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) da França.

As quedas mais significativas nos preços do cereal foram observadas na Tailândia e no Vietnã, em parte devido à forte concorrência entre os exportadores.

A proximidade da nova safra asiática também reduziu a demanda, enquanto os países compradores aguardam por novas baixas de preços, escreveu o Cirad, em relatório.

Na Índia, porém, os preços continuam competitivos, apesar da taxa de 20% sobre as exportações de arroz, que foi prorrogada sem prazo definido. "A verdadeira questão é saber quando serão liberadas as exportações de arroz branco não-basmati. Os especialistas apostam no segundo semestre do ano, após as eleições gerais na Índia, programadas para o fim de abril e início de maio."

Nos EUA, os preços se fortaleceram expressivamente, após meses de estabilidade, graças à forte atividade nos mercados regionais da América Central, devido à redução da oferta de exportação dos países do Mercosul.

"Enquanto isso, é provável que os preços mundiais permaneçam sob pressão nos próximos meses, apesar do recuo observado em fevereiro e da redução prevista na demanda global de arroz, em especial da China, cujas importações poderiam não ultrapassar 2,5 milhões de toneladas em 2024", continuou o texto.

No início de março, o índice IPO ainda estava em queda para 297 pontos.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários