Museu reúne mais de cinco mil garrafas de cachaça

.

Por Redação em 01/10/2023 às 09:05:51

Hoje o local produz uma extensa linha de cachaças artesanais, licores e coquetéis. Museu reúne mais de cinco mil garrafas de cachaça

Reprodução/TV TEM

Um museu em Catanduva (SP) reúne uma coleção rara de cachaça. São mais de cinco mil garrafas e muitas histórias para que os visitantes possam conhecer um pouquinho da produção desta bebida tão brasileira.

A cachaça surgiu com os escravos nos antigos engenhos de açúcar. Ela era consumida principalmente pelas classes sociais mais pobres e era alvo de preconceito, mas hoje virou até bebida gourmet.

A cana-de-açúcar é uma das riquezas do agronegócio do estado. Na fazenda do Mário Sergio, há um dos maiores acervos de cachaça de São Paulo. São mais de cinco mil garrafas de cachaça, colecionadas ao longo de 40 anos, com diferentes rótulos, formatos e sabores. Garrafas de variados países e épocas - todas embaladas, para evitar a evaporação da bebida.

Veja a reportagem exibida no programa em 01/10/2023:

Museu reúne mais de cinco mil garrafas de cachaça

Apaixonado por antiguidades, Seu Mário, pai de Mário Sérgio, que morreu em 2021, com 82 anos, foi quem montou o acervo. Para a família, é um orgulho manter tudo do jeito que ele deixou.

A paixão pela cachaça começou quando os avós de Mário Sergio vieram da Itália, fugindo da Primeira Guerra Mundial. No Brasil, ele se encantou pela cachaça e pela cana. Começou com moenda caseira, no fundo de casa, e depois passou para o engenho.

A produção de cachaça artesanal é outra tradição da família. O engenho é mantido na fazenda desde quando Seu Mário começou a produzir a bebida, há quase cinco décadas. Hoje o local produz uma extensa linha de cachaças artesanais, licores e coquetéis.

VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários