RONDÔNIA - Pequenos criadores de animais contam com cerca de 1,2 mil toneladas de milho no Programa Vendas em Balcão

Por Redação em 28/03/2022 às 15:02:36

Pequenos criadores de animais de Rondônia contam com um estoque de cerca de 1.250 toneladas de milho em grãos como apoio à atividade. O cereal integra os estoques públicos do governo federal e é comercializado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

O maior estoque encontra-se na unidade armazenadora da Conab em Cacoal. O armazém conta com aproximadamente 900 toneladas do grão e atende criadores da própria cidade e dos municípios da região como Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno e Presidente Médici. Para Porto Velho o armazém detém um estoque de aproximadamente 350 toneladas. Vale lembrar que a unidade atende produtores da capital e de cidades como Candeias do Jamari, Itapuã D"Oeste, Guajará-Mirim, bem como do município amazonense de Canutama.

Atualmente, a saca de 60 kg do produto é comercializada a R$ 96,00 na Unidade Armazenadora da Companhia na capital, enquanto que em Cacoal o preço de comercialização está em R$ 91,20. Os valores são reavaliados a cada 15 dias, de acordo com o comportamento do mercado na região atendida. A atualização de preço deve ser estabelecida a partir da primeira semana de abril.

O Programa de Vendas em Balcão tem como objetivo permitir aos pequenos criadores o acesso aos estoques públicos, a preços de mercado e compatíveis com os praticados em leilões públicos, em igualdade de condições oferecidas aos médios e grandes criadores de animais, tradicionalmente usuários de compras dos estoques por meio de leilões. As atividades contempladas no ProVB são: suinocultura, avicultura, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, bubalinocultura (criação de búfalos) e coturnicultura (criação de codornas).

De acordo com a Lei nº 14.293, de 4/1/2022, o criador que deseja participar do programa deve possuir até 10 módulos fiscais e precisa realizar previamente seu registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no portal da Conab. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com as Unidades Armazenadoras em Porto Velho e Cacoal, nos telefones (69) 2182-1649 e (69) 2182-1652, respectivamente.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários