Safra de amendoim deve ser boa no Noroeste Paulista

Por Redação em 13/03/2022 às 07:54:22

Safra de amendoim deve ser boa no Noroeste Paulista

De acordo com a Conab, a produção total no Brasil para esse ano deve ser de 700 mil toneladas, 60 mil toneladas a mais do que a produção paulista.


O amendoim é um grão que nasce debaixo da terra, dentro de vagens que estão nas raízes dessas plantas. A sua colheita tem uma grande importância para a indústria de alimentos, além de ser produzido em grande escala em São Paulo e de ser uma planta bastante útil na rotação de culturas, com um valor comercial considerável.

O estado de São Paulo é o principal produtor de amendoim do Brasil, responsável por 90% da produção nacional. Na safra passada, a colheita atingiu 674 mil toneladas de amendoim em casca nos 173 mil hectares de área plantada. 80% das lavouras paulistas são de variedades desenvolvidas pelo instituto agronômico de Campinas (SP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado.

Na safra deste ano, a produção total de amendoim do Brasil deve ser de 700 mil toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ou seja, apenas cerca de 60 mil toneladas a mais do que a produção paulista.

A falta de chuva infelizmente interferiu no desenvolvimento dos grãos, mas não impediu os produtores rurais de darem início à primeira etapa da colheita (arranquio), quando a máquina passa levantando poeira e arrancando os pés de amendoim, logo indo para o sol por três dias para secar, finalizando com a separação do mesmo.

A família de João Victor, que cultiva amendoim há 30 anos, espera colher 170 sacas por hectare neste ano de 2022, mas lamenta o preço do produto. Há dois anos, era mais de R$ 100 a saca, hoje está saindo em média R$ 65, mesmo com os custos aumentando, os insumos e o preço do combustível.

Mas não tem muito o que fazer, pois é o mercado externo quem dita o preço. Como o Brasil não consegue consumir tudo o que produz, a exportação tem efeito direto no preço.

Uma pesquisadora científica do Instituto de Economia Agrícola (IEA) fala da evolução nas pesquisas que levaram a cultivos mais eficientes e que atendem aos critérios exigentes do mercado europeu.

O amendoim, além de ser muito usado no intervalo do plantio, principalmente da cana de açúcar, é bem resistente e tem um ciclo relativamente curto, que dura em média 120 dias. Com isso, vem crescendo cada vez mais em propriedades do noroeste paulista.

Na lavoura de Carlos, que está localizada no município de Zacarias (SP), o arranquio (primeira etapa para a realização da colheita) ainda não começou, mas a espera é de que a produtividade aumente em torno de 35%.

"Fiz como os antigos: arranquei na mão um dos pés de amendoim para ver a qualidade das vagens. Elas estão bonitas, graúdas", diz.

Ele ainda explica que quem cresceu vendo o pai arrancar amendoim no braço não pretende abandonar a cultura mesmo com tantos desafios. A esperança de todos os produtores é que até o final da colheita os preços melhorem, tendo uma valorização justa.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários