Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agro

Sauditas liberam carne bovina de 5 frigoríficos brasileiros que estavam suspensos após 'vaca louca'


Suspensão do bloqueio ocorre 10 dias após Arábia Saudita iniciar sanção. Propriedade em MT onde vivia animal com mal da vaca louca

Leandro J. Nascimento/G1

O governo da Arábia Saudita suspendeu o bloqueio às importações de carne bovina do Brasil, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro nesta sexta-feira (17).

De acordo com a pasta, a liberação por parte das autoridades sauditas ocorreu na quinta (16), 10 dias após o país ter anunciado a suspensão das compras de cinco plantas frigoríficas de Minas Gerais, no último dia 6 de setembro.

Vaca Louca: relembre a doença que ficou conhecida nos anos 80 e 90, após surto no Reino Unido

A motivação sanção foi a ocorrência de dois casos de "vaca louca" no Brasil. O estado de Minas Gerais foi um dos locais onde o caso foi identificado no dia 6 deste mês. O segundo animal infectado foi em Mato Grosso. Ambos se tratam da contaminação atípica, que ocorre por uma mutação genética e, portanto, não indica infecção de todo o rebanho.

O Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo, já estava com as exportações para a China paralisadas há 14 dias. A medida foi tomada automaticamente após o primeiro caso da doença ser identificado e não há previsão para o retorno da comercialização.

Como a vaca é contaminada?

Existem duas formas principais para o animal adquirir a doença:

caso de origem atípica: nele, naturalmente, o príon sofre uma mutação, se tornando infeccioso. Quanto mais velho o animal, maior a probabilidade disto acontecer;

contaminação: por meio do consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como por exemplo, farinha de carne e ossos de outras espécies. No Brasil, é proibido o uso deste tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.

Vídeos: tudo sobre agronegócios

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!