Falece Fernando Penteado Cardoso, fundador da Manah

Por Redação em 08/09/2021 às 11:34:04

Prestes a completar 107 anos (em 19 de setembro), Fernando Penteado Cardoso, um dos grandes nomes da agricultura brasileira, falece em São Paulo, nesta Terça-feira (07). Engenheiro agrônomo da turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Cardoso fundou, em 1947, a empresa de fertilizantes Manah (conhecida pelo slogan "adubando, dá"), que foi vendida para a americana Bunge no ano 2000.

O profissional foi um grande defensor do plantio direto, um conjunto de técnicas que busca otimizar o uso de água, solo e clima em áreas de produção agrícola. Em 2001, assumiu o comando da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável tendo como um dos objetivos difundir a prática, hoje considerada um trunfo do campo brasileiro diante das crescentes preocupações ambientais.

Cardoso também foi diretor e presidente da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, delegado da Agricultura junto ao Conselho Interamericano da Produção e Comércio, em Chicago, e membro do conselho e diretor da Fundação Santa Cruz (São Paulo/SP).


Fonte: Feed&Food

Tags:   MERCADO
Comunicar erro

Comentários