Nosso Campo mostra a importância dos cuidados nos transportes de animais

Por Redação em 05/06/2020 às 08:18:02


No estado de São Paulo, o transporte de animais é fiscalizado pela Defesa Agropecuária. Produtor deve providenciar a Guia de Transporte Animal (GTA). Nosso Campo mostra a importância dos cuidados nos transportes de animais

Reprodução/TV TEM

Um cuidado especial com as patas. Mas o bolero não tem nenhum problema físico, não. Esses protetores são indispensáveis para o cavalo que vai fazer uma viagem. Aí é só andar um pouquinho para se acostumar e embarcar no trailer.

No veículo cabem até quatro animais de uma só vez. Cada cavalo tem seu próprio espaço para evitar escorregões. Mas, para pegar a estrada, é preciso um estudo detalhado da viagem.

Ninguém se esquece de um item importante: a documentação. Bolero vai junto com os atestados de que está saudável e até com um passaporte. Nele constam informações sobre o histórico do cavalo, a origem e por onde passou.

No estado de São Paulo, o transporte de animais é fiscalizado pela Defesa Agropecuária. Seja qual for a espécie, o produtor deve providenciar a Guia de Transporte Animal (GTA).

Nosso Campo mostra a importância dos cuidados nos transportes de animais

Em Jarinu (SP), o Nosso Campo visitou uma fazenda dedicada à criação de ovinos. Em destaque, as raças dorper e white dorper. O rebanho é formado por 1.200 cabeças. Uma fêmea pode custar até R$ 20 mil e um macho R$ 50 mil. Valores alcançados por animais de genética diferenciada e que já foram premiados em feiras importantes.

Normalmente, esses animais são transportados em veículos que carregam bois e cavalos, mas na fazenda é um pouco diferente. Um caminhão foi especialmente preparado: não há poltronas, o espaço é das ovelhas, com tudo adaptado para oferecer a elas as melhores condições possíveis.

O ambiente é climatizado, com a temperatura entre 24ºC e 28ºC. Isso faz uma grande diferença. Não só nas viagens curtas, mas também quando as ovelhas precisam cruzar o país e ficar vários dias na estrada.

O médico veterinário Manoel Cláudio da Cunha Júnior conta que uma ovelha pode perder em uma viagem longa até 15 quilos, caso não viaje em uma condição adequada. A condução também tem que ser diferenciada.

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários