Mapa apresenta programa de conversão de pastagens à delegação francesa

Por Redação em 02/04/2024 às 08:03:13

Encontro ocorreu na sede da ag√™ncia nacional Business France, em São Paulo

Como parte da programação da visita do Presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, que aconteceu na semana passada, representantes do Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa) apresentaram algumas iniciativas do Ministério à delegação empresarial francesa que acompanhou o presidente.

O encontro ocorreu em São Paulo, na véspera da visita de Macron, na sede da ag√™ncia nacional Business France, que conta com mais de mil colaboradores no mundo e trabalha com uma rede de parceiros dos setores público e privado. O Mapa foi representado no ato pelo secret√°rio-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, e pelo coordenador-geral de Atração de Investimentos Estrangeiros e Cooperação Internacional, Luiz Claudio Caruso.

A reunião também teve a participação de dezenas de representantes de empresas francesas focadas em inovações sustent√°veis na agricultura. Entre as iniciativas apresentadas pela equipe do Mapa, foi destacado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecu√°rios e Florestais Sustent√°veis (PNCPD).

O PNCPD visa contribuir com a segurança alimentar e nutricional do planeta e o enfrentamento às mudanças clim√°ticas. O programa também prev√™ a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em √°reas agricult√°veis, podendo praticamente dobrar a √°rea de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, evitando a expansão sobre √°reas de vegetação nativa, no prazo de dez anos.

Além disso, a transformação da agropecu√°ria brasileira foi um dos pontos enfatizados. "Foi uma excelente oportunidade para representar o ministro Carlos F√°varo e o secret√°rio Roberto Perosa, compartilhando experi√™ncias, explorando novas tecnologias e enfatizando o papel sustent√°vel do Brasil, que contribui significativamente para a redução da insegurança alimentar global", Julio.

A delegação do Mapa foi recepcionada pelo diretor geral da Business France, Laurent Saint-Martin, pelo diretor de AgroTech, André Jurgens Rios, e pelo conselheiro agrícola, Pierre-Adrien Romon.

"Desde o lançamento do programa nacional de bioinsumos pelo Mapa, a França se posicionou prontamente com ações lideradas pela Business France, apoiando dezenas de empresas francesas interessadas no Brasil. O Mapa e a Embrapa sempre nos deram suporte, participando dos nossos eventos e ações de comunicação junto ao setor empresarial franc√™s do segmento de bioinsumos. Assim, mais de 50 empresas foram acompanhadas desde 2020, e 10 projetos de implantação foram confirmados, com o objetivo de médio prazo de estabelecer unidades produtivas e fabricar bioinsumos em território brasileiro, aumentando a oferta de soluções eficientes e sustent√°veis e gerando empregos no país", enfatizou André Jurgens.

Fonte: MAPA

Comunicar erro

Coment√°rios