Agroindústria tem crescimento em 2023

Por Redação em 26/02/2024 às 09:18:43

A produção da agroindústria nacional encerrou 2023 com crescimento de 0,8%, segundo o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro). O resultado confirmou-se com o desempenho do indicador em dezembro, quando ele avançou 1,7% em relação a dezembro de 2022. Essa foi a quinta alta mensal consecutiva do índice.

Os pesquisadores do FGV Agro comentaram, em nota, que o crescimento das agroindústrias em 2023 foi moderado. Ainda assim, disseram eles, o desempenho foi "muito superior" ao da indústria de transformação, que teve contração de 1% no ano passado.

O segmento de alimentos e bebidas cresceu 3,2% e puxou a alta da produção agroindustrial em 2023. A fabricação de produtos não-alimentícios caiu 2,3%.

O indicador de produção de alimentos e bebidas subiu 1,4% no último mês do ano em comparação com dezembro de 2022. Ao longo de todo o ano passado, o segmento cresceu em quase todos os meses — a exceção foi fevereiro.

Dentre os alimentos e bebidas, os produtos de origem vegetal tiveram a maior alta do ano passado. O aumento, de 7,3%, foi o segundo mais forte da série histórica do indicador, iniciada em 2003 — o recorde continua a ser o desempenho de 2009, quando a alta foi de 8,1%.

Os produtos do refino de açúcar foram o principal destaque em 2023, segundo os pesquisadores, que também mencionaram conservas e sucos, óleos e gorduras e café como responsáveis diretos pelo aumento geral do PIMAgro. A produção de alimentos de origem animal, por sua vez, cresceu 2,7%, puxada pelo desempenho das proteínas animais, sobretudo a bovina.

Os produtos não-alimentícios cresceram 2,1% em dezembro, mas acumularam queda em 2023 devido à retração de insumos agropecuários (-11,5%), produtos florestais (-3%) e produtos têxteis (-3%).

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários