Camil Alimentos vai lançar café solúvel e cápsulas com a marca União

Por Redação em 22/02/2024 às 12:20:29

A Camil Alimentos vai lançar cápsulas e café solúvel com a marca União, informou o CEO da empresa, Luciano Quartiero, em evento para investidores, em São Paulo. Sem dar data específica, o executivo afirmou que a fábrica adquirida da Bom Dia, em 2021, tem capacidade para produzir 5 mil toneladas ao mês, mas está operando com cerca de 2 mil toneladas.

"A rentabilidade do setor de café ainda não está ideal por conta de não termos escala no setor ainda e estarmos num processo de "rouba monte" com os concorrentes. Em um ou dois anos, chegaremos ao potencial ideal", disse Quartiero no Camil Day.

Segundo ele, a companhia tem 5% de market share com a marca União em São Paulo e Rio de Janeiro, locais que a marca chegou a ter 15% de participação antes de ser dissolvida pela pelos antigos proprietários. "Com novos produtos e, aos poucos, vamos retomar esse mercado."

Na área de biscoitos, também há espaço para crescer, porque a fábrica da Mabel, adquirida em agosto de 2022, roda atualmente com 50% da capacidade instalada e está preparada para aumentar a produção. "Essa foi nossa aquisição mais desafiadora das cinco dos últimos anos. Recebemos apenas o maquinário e as pessoas que trabalham na fábrica, não ficamos com o time de vendas ou distribuição", afirmou.

No evento, o executivo mencionou outros investimentos já divulgados pela empresa, como a expansão da fábrica de Itaqui, no Rio Grande do Sul, que deverá consumir R$ 300 milhões em dois anos.

Essa unidade elevará a capacidade de produção atual de 700 mil fardos (21 mil toneladas) para 1 milhão de fardos de arroz (30 mil toneladas) ao mês. "Com um projeto do Estado chamado Fundopem [que retorna parte do ICMS pago pela empresa], vamos reduzir pela metade o tempo de pagamento do projeto", afirmou Quartiero.

Outros investimentos menores e ajustes nas operações devem consumir entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões de capex nos próximos dois anos.

O CEO destacou aos investidores que a companhia é responsável em suas aquisições e tem crescimento contínuo. Em 23 anos de operação, mais de 20 empresas foram adquiridas, sendo cinco desde o IPO, em 2017. Nessas últimas compras, a Camil gastou R$ 1,3 bilhão e seu faturamento passou de R$ 4,7 bilhões para R$ 11 bilhões em 2023. "Historicamente, a cada quatro ou cinco anos, dobramos o faturamento da empresa, com crescimento orgânico e com aquisições."

"Desde o IPO queremos criar uma empresa multicategoria, difícil de ser imitada e conseguimos", disse o executivo. Segundo ele, mesmo em produtos commodities como arroz e açúcar a companhia se diferencia por marcas com alto valor agregado. A Camil recebe um prêmio de 4% no preço comercializado do arroz e a marca União, 14% em cima do valor do açúcar.

Em seu último balanço financeiro divulgado, relacionado ao terceiro trimestre fiscal, a Camil tinha uma relação entre dívida líquida e Ebitda de 4,3 vezes.


Fonte: Globo Rural

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