Ministério estabelece zoneamento agrícola para a cebola

Por Redação em 16/02/2024 às 13:58:16

O Ministério da Agricultura e Pecuária inseriu a cebola (Allium cepa L.) produzida em todas as regiões do país no Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para todas as regiões produtoras do país.

O Zarc delimita as áreas e épocas de baixo risco climático para a implantação e produção da cultura no Brasil. O pesquisador Marcos Braga, da Embrapa Hortaliças, reforça que o objetivo é reduzir perdas de produção e obter rendimentos mais elevados.

Em função da diversidade de cultivares e de ciclos de plantios, que variam de acordo com a região e época de plantio, o Zarc classificou as cultivares tropicais e de clima temperado em sete grupos e considerou ciclos médios de produção, conforme a duração média do ciclo e das fases de interesse, para a avaliação de risco.

Os agricultores que seguem o Zarc podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Segundo o governo, muitas instituições financeiras só liberam crédito rural para produtores que cultivam dentro da janela ideal.

Cultivo da cebola no Brasil

A produção brasileira de cebola está concentrada, principalmente, na região Sul e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco, responsáveis por cerca de 95% da produção do país.

Na escala mundial, atualmente, o Brasil ocupa a 13ª posição com uma produção estabilizada em torno de 1,6 milhão de toneladas ao ano. Em virtude da extensão do território e da diversidade do clima, é possível ter diversas safras de cebola ao longo do ano.

A produção concentra-se nos meses de março a novembro na maior parte das principais regiões produtoras, e abastece quase que exclusivamente o mercado interno. Já na região Nordeste, principalmente nos Estados da Bahia e Pernambuco, o cultivo de cebola ocorre durante todo o ano.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários