Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves devem informar rebanho ao INDEA em novembro

Por Redação em 20/10/2023 às 10:26:34

Pecuaristas de Mato Grosso deverão informar, entre 1º e 30 de novembro, os dados detalhados de seus rebanhos e das propriedades rurais, informou em nota o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT). A notificação da quantidade de animais criados nas propriedades rurais é obrigatória e contempla rebanhos de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais.

Segundo o Indea, é uma medida fundamental para se dar continuidade ao planejamento de ações operacionais e dos serviços veterinários oficiais do Estado e do País. O cadastramento do rebanho pode ser feito no site do Indea ou presencialmente, em unidades da autarquia.

O pecuarista que não comunicar os dados à Defesa Agropecuária terá a propriedade bloqueada para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) a partir do dia 7 de novembro. "Ou seja, a partir do dia 7, somente os produtores que comunicarem seu estoque (de animais) conseguirão emitir GTA, exceto se a GTA for para abate", informa o Indea-MT. A não comunicação de estoque de rebanhos das espécies obrigatórias, resultará em aplicação de penalidade, a multa é de aproximadamente R$ 6 mil.

Fonte: Estadão

Comunicar erro

Comentários