É época de colheita de alcachofra em Piedade

.

Por Redação em 24/09/2023 às 08:45:15

Alcachofra é conhecida por auxiliar na digestão, controlar o colesterol e contribuir para o bom funcionamento do fígado. Piedade se destaca como a 'terra da alcachofra'

Reprodução/TV TEM

A alcachofra, uma flor de origem mediterrânea, não é tão comum de se encontrar nos mercados ou na zona rural, mas a produção dessa planta está concentrada principalmente em Piedade (SP). Nessa época do ano, a colheita da alcachofra está em pleno vapor, despertando interesse tanto na medicina quanto na gastronomia.

O sucesso desse tipo de cultivo está diretamente ligado ao clima e ao relevo da região. Além disso, a presença de descendentes de japoneses foi um fator fundamental para que Piedade se tornasse conhecida como a "terra da alcachofra".

Veja a reportagem exibida no programa em 24/09/2023:

Piedade se destaca como a terra da alcachofra

Em um sítio local, existem cerca de 10 hectares cultivados com essa flor, representando uma das maiores áreas de plantação no município. A colheita ocorre de agosto a novembro, e a expectativa dos produtores é de uma safra promissora, em contraste com o ano anterior.

A plantação da família foi favorecida pela ausência de geadas e períodos com temperaturas muito baixas. Estima-se que cerca de 80 mil caixas da flor serão colhidas, o que representa um acréscimo de 10 mil caixas em relação ao ano passado. A produção é vendida para clientes da região e entregue na Ceagesp da capital.

A alcachofra se destaca não apenas pela sua beleza e sabor peculiar, mas também pelos benefícios que traz à saúde. Ela é conhecida por auxiliar na digestão, controlar o colesterol e contribuir para o bom funcionamento do fígado. Além disso, é um ingrediente versátil na culinária, podendo ser utilizada em diversas receitas, desde saladas e sopas até pratos mais elaborados.

VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários