Aprosoja Brasil apoiará indígenas dispostos a produzir e comercializar alimentos

Por Redação em 23/04/2021 às 17:23:05

O presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, participou nesta sexta-feira (23.4) da abertura da colheita de arroz em Terra Indígena Sangradouro. A reserva, pertencente à etnia Xavante, se localiza no município Poxoréu, próximo a Primavera do Leste, em Mato Grosso. Na ocasião, ocorreu também a solenidade de posse da Diretoria da Cooperativa do Projeto Independência Indígena.

Ronaldo Pareci e Antonio Galvan

Eu sua manifestação, Galvan reiterou o que fez nos últimos três anos enquanto presidente da Aprosoja Mato Grosso, que foi dar apoio à produção de alimentos nas reservas indígenas.

“Somos parceiros, sim, em todo o Brasil, dos indígenas que quiserem produzir alimentos em parte das áreas deles, de acordo com a lei. A produção, principalmente de soja, vai ter o apoio incondicional da entidade em todos os estados brasileiros”.

Galvan disse ainda que, apesar de inúmeras restrições para o plantio em reservas indígenas, a entidade vai empenhar toda a ajuda necessária para fazer com que a produção seja imediata e, acima de tudo, legal.

“Foi um evento muito importante para discutirmos as mudanças necessárias no sentido de resolvermos o problema da fome instalada nas reservas indígenas. Vamos apoiar também que haja excedente a ser vendido no mercado nacional ou até mesmo internacional”, continuou.

Presidente da Funai entre autoridades e lideranças

Participaram também desta agenda o presidente da Aprosoja MT, Fernando Cadore, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, os deputados federais José Medeiros (PODE), Nelson Barbudo (PSL) e Neri Geller (PP), além de deputados estaduais e prefeitos da região.

Esta foi a primeira agenda oficial de Antonio Galvan como presidente da entidade nacional desde sua posse, na última terça-feira, em Cuiabá, que teve transmissão pelo canal youtube.com/aprosojabrasil.

 

Fonte: Aprosoja

Comunicar erro

Comentários