Em carta, empresários argentinos reclamam de dívida, inflação e impostos

Por Redação em 04/03/2021 às 18:15:18

"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">


“Fica claro que é muito difícil investir na Argentina”, diz o Fórum de Convergência Empresarial Buenos Aires

Nicolás Flor/Unsplash

O Fórum de Convergência Empresarial, grupo reúne algumas das principais associações empresariais da Argentina, enviou nesta quinta-feira uma carta às principais lideranças políticas para pedir que o país adote políticas econômicas similares às dos vizinhos.

A carta, aprovada por unanimidade pelos integrantes do fórum na quarta-feira, foi enviada ao presidente Alberto Fernández, a representantes governistas e da oposição no Congresso, a governadores e a prefeitos.

Miguel Blanco, coordenador do Fórum de Convergência Empresarial e CEO da Swiss Medical, disse que o documento destaca três questões que a Argentina deve resolver para competir com os demais países da região.

“A inflação, que está bem acima da média latino-americana, exceto a Venezuela; a alíquota de imposto, que é o dobro do resto da região; e o índice de endividamento necessário para poder investir”, detalhou Blanco.

“Fica claro que é muito difícil investir na Argentina”, continuou o empresário. “Chegamos há 70 anos com déficit fiscal, endividamento, emissão monetária e tributos. Tudo isso confirma a situação atual.”

Na avaliação de Blanco, há um divórcio entre as preocupações da classe política e as angústias do empresariado argentino. Para ele, as lideranças do país estão priorizando as próximas eleições legislativas, que devem ocorrer em outubro, em vez de solucionarem os problemas do país.

Blanco também pediu que haja “um acordo em temas básicos” entre os diferentes grupos políticos do país para que o setor privado tenha previsibilidade para poder investir.

“O acordo tem que ser amplo, aqui é uma questão de política de Estado. Não podemos mudar de orientação toda vez que houver mudança de governo”, disse ele.

*El Cronista faz parte da Red Iberoamericana de Periodismo Económico (RIPE).

Fonte: Valor

Tags:   Valor
Comunicar erro

Comentários