Biopower, da JBS, transformou 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha em biodiesel em 2023

Por Redação em 02/03/2024 às 11:43:21

A Biopower, empresa produtora de biodiesel da JBS, transformou 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha em biodiesel em 2023, por meio do programa Óleo Amigo. A iniciativa contribui para que o óleo usado não seja descartado de maneira incorreta, como em pias ou no solo.

Em oito anos, a iniciativa reciclou mais de 26 milhões de litros de óleo, poupando cerca de 650 bilhões de litros de água que seriam usados na fabricação. Esse volume de água seria suficiente para encher 260 mil piscinas olímpicas.

"Acreditamos que é cada vez mais necessário deixar para trás o modelo tradicional de extrair, produzir, comprar e descartar o produto", diz Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, em nota.

As atividades estão centralizadas em Lins (SP) e Curitiba (PR), com apoio das prefeituras, mas alcançam 87 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Ao todo, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.

As coletas são feitas de forma agendada, com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais geradores de óleo. O produto recolhido passa por análises, acompanhadas de auditores, nas quais é verificado se o óleo atende os parâmetros de acidez, impureza e umidade para a produção de biodiesel.

Mais de 50 escolas e instituições sociais participam de atividades para promover a conscientização e destinação correta entre seus frequentadores. Até hoje, o programa alcançou diretamente mais de 30 mil estudantes. Em troca do óleo recolhido, esses espaços recebem benfeitorias e livros.

Na frente de reciclagem de resíduos, a JBS estima que aproveita 99% de cada bovino processado. Em aves e suínos, esse percentual é de 94%.

Dos resíduos do processo produtivo do boi, além do biodiesel, são obtidos couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios, peptídeos de colágeno e gelatinas, além da fabricação de sabonetes e muitos outros produtos.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários