República Dominicana habilita 55 frigoríficos do Brasil para exportação de carnes

Por Redação em 02/11/2023 às 11:34:24

A República Dominicana habilitou 55 frigoríficos brasileiros para iniciar as exportações de carnes suína e bovina ao país nesta quarta-feira (01/11).

"É um grande feito, uma grande oportunidade, e nós vamos avançar vendendo mais carne suína, vendendo mais carne bovina. As novas habilitações geram mais emprego no Brasil para os brasileiros terem bem-estar", disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota.

As plantas habilitadas são de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia.

Em comunicado separado, a JBS informou que recebeu habilitação do país do Caribe por dois anos para 11 unidades do grupo, sendo sete de suínos da Seara e quatro de bovinos da Friboi, para a exportação de carne suína e bovina.

Os Estado brasileiros habilitados são reconhecidos com a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Fávaro ressaltou que essa é primeira vez que o Paraná recebe habilitação da República Dominicana, que exige o certificado de livre de febre aftosa.

"É o primeiro país a reconhecer o Paraná como livre de aftosa sem vacinação, o que já havia ocorrido com o Rio Grande do Sul e Acre, considerando que este é um dos critérios estabelecidos para as habilitações da República Dominicana. Neste mesmo critério entraram outras unidades federativas, que fortalecem as projeções de resultados positivos para as exportações de carne suína", disse, em nota, o diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua.

A República Dominicana importa aproximadamente 120 toneladas de proteínas animais por ano. Atualmente, 85% deste volume é proveniente dos Estados Unidos, e o restante do Reino Unido e Canadá.

O país produz 45 mil toneladas de carne suína por ano, mas consome 165 mil toneladas, conforme dados de 2022 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a habilitação de 34 frigoríficos e duas unidades processadoras de carne suína para exportar à República Dominicana. Segundo a ABPA, elas se somam a outras quatro unidades já habilitadas ao mercado na primeira quinzena de agosto, totalizando 40 plantas.

"Esperamos ver reflexos destas habilitações nos volumes embarcados em 2024", afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.

Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários