Combate à gripe aviária é nova tacada da Kersia no Brasil

Por Redação em 21/10/2023 às 14:42:09

A francesa Kersia, líder no mercado de desinfectantes para a pecuária, entrou com um pedido no Ministério da Agricultura para comercializar no país um desinfetante com 99% de eficácia no combate ao vírus da gripe aviária. O lançamento faz parte de uma estratégia maior da companhia para crescer no mercado brasileiro.

De acordo com o CEO da Kersia para a América Latina, Paulo Alves, há dois ou três produtos semelhantes no país, mas a oferta deles não seria suficiente caso a crise sanitária se alastre rapidamente pelo país. O sanitizante da empresa já foi aprovado pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra).

"Entramos com um pedido emergencial devido ao risco que a gripe representa para a cadeia produtiva e para a economia brasileira", afirma Alves, em entrevista à Globo Rural. A expectativa é que com a influenza sendo tratada como urgência sanitária pelo governo, o processo para liberação seja concluído rapidamente.

A Kersia faturou 500 milhões de euros em 2022, que pode crescer 20% este ano, para 600 milhões de euros. Cerca de 60% das vendas ainda estão na Europa, assim como boa parte da pesquisa e do marketing. Mas a empresa vem investindo há quatro anos para descentralizar o negócio.

A América Latina responde por 10% do faturamento do grupo, sendo os dois maiores mercados na região a Argentina (7%) e o Brasil (2%). Agora, a empresa espera crescer principalmente aqui e no México. Atualmente, 90% do faturamento no Brasil está atrelado a produtos para sanitização da cadeia do leite, que desinfectam do teto da vaca até os tanques de armazenamento. Agora, a ideia é avançar em produtos para a avicultura e o setor cervejeiro, que podem, juntas, chegar a 70% ou 80% do faturamento em alguns anos.

"O frango brasileiro é seguro, mas tem espaço para melhorias, como a frequência do protocolo de limpeza, as dosagens e a combinação entre formas de ações", afirma Alves. Para o CEO, melhorias nesses processos podem abrir mercados premium para a proteína brasileira.

A entrada no mercado cervejeiro é complexa, diz Alves, mas há grande potencial. "Temos capacidade ociosa para manter o crescimento por mais dez anos. Mas, se a gente conseguisse ganhar um dos grandes grupos, teríamos que montar uma nova fábrica do dia para noite", enfatiza.

A indústria cervejeira também é estratégica para a companhia francesa no México, onde estuda adquirir uma empresa local, com 60 milhões de euros de faturamento. A aquisição de negócios locais é a estratégia da Kersia para expandir e poupar tempo, em vez de ter que montar a estrutura e começar uma base de clientes do zero.


Fonte: Globo Rural

Comunicar erro

Comentários