Bayer avança em negociações para acordos sobre processos por glifosato nos Estados Unidos

Por Redação em 26/05/2020 às 14:58:27


Empresa disse que foi processada por 52.500 pessoas nos EUA, que acusam um agrotóxico contra ervas daninhas à base de glifosato de causar câncer. O glifosato é um dos herbicidas mais usados no mundo

Benoit Tessier/File Photo/Reuters

A Bayer disse nesta segunda-feira (25) que avançou na busca de um acordo sobre as alegações de que o defensivo contra ervas daninhas Roundup, à base de glifosato, causa câncer, depois que a Bloomberg informou que a empresa chegou a um acordo verbal envolvendo de 50 mil a 85 mil casos.

Por que a produção de alimentos depende tanto de agrotóxicos?

A companhia herdou a disputa legal com a aquisição da Monsanto, em 2018, por US$ 63 bilhões. Em abril, a administração da Bayer recuperou o apoio dos acionistas para lidar com o processo de litígio.

A Bloomberg citou pessoas familiarizadas com as negociações dizendo que os acordos ainda não foram assinados e que a Bayer provavelmente os anunciará em junho.

"Fizemos progressos nas discussões de mediação do Roundup sob os auspícios de Ken Feinberg, mas, mantendo a confidencialidade desse processo, a empresa não especula sobre resultados ou prazos dos acordos", disse um porta-voz da empresa.

A Bloomberg informou que o número total de processos relacionados a câncer envolvendo a empresa Estados Unidos era de 125 mil, incluindo dezenas de milhares que foram suspensos pelos advogados dos demandantes após acordos com a Bayer.

A Bayer disse em abril que foi processada por 52.500 demandantes nos EUA que acusam o Roundup e outros defensivos contra ervas daninhas à base de glifosato de causar câncer, contra 48.600 em fevereiro.

"Por várias razões, muitas reivindicações coletadas por advogados não serão atendidas ?em um programa de acordos", acrescentou o porta-voz da empresa.

A Bloomberg informou que os acordos verbais faziam parte de um pacote potencial de 10 bilhões de dólares, que incluiria 2 bilhões de dólares para casos futuros que forem trazidos para negociação após o acerto.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários