Governo reduz previsão, mas ainda mantém projeção de safra recorde no país

Por Redação em 12/05/2020 às 11:20:38


Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra queda de quase 1 milhão de toneladas em relação a abril, devido à seca no Sul do país. Lavoura de soja, um dos principais produtos do agronegócio brasileiro

REUTERS/Agustin Marcarian

O governo reduziu a previsão da safra de grãos do país em quase 1 milhão de toneladas, de acordo com 8º levantamento da temporada divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (12).

Agora, a previsão é de colher 250,9 milhões de toneladas, queda de 0,4% na comparação com a expectativa de abril (251,8 milhões de toneladas). De qualquer forma, a safra permanece sendo recorde para o Brasil, superando em 3,6% os último ciclo.

"As culturas de primeira safra (como soja e algodão) estão com a colheita praticamente encerrada e a conclusão da produção ainda depende do comportamento climático nas culturas de segunda safra (como milho e trigo), que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento", explicou a Conab em nota.

A soja, principal item de exportação do país, tem previsão de safra estimada em 120,3 milhões de toneladas, crescimento de 4,6% em relação ao último ciclo e também um recorde de produção.

Confirmado o resultado projetado pela Conab, o Brasil irá ultrapassar os Estados Unidos como maior produtor mundial de soja.

O resultado poderia ser ainda melhor, caso não houvesse uma grande quebra de safra no Rio Grande do Sul, que é um dos principais estados produtores do grão.

Seca atinge em cheio o RS e produtores pedem ajuda do governo

O levantamento da Conab leva em conta o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte. Já a análise Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera o que será produzido durante os 12 meses do ano.

Feijão

Vilão da inflação neste início de ano, a produção total de feijão no Brasil deverá apresentar uma produção de cerca de 3 milhões de toneladas, crescimento de 1% em relação ao ano passado.

Arroz

A colheita do arroz está próxima de se encerrar, e a produção está estimada em 10,8 milhões de toneladas, 3,9% superior ao volume produzido na safra passada.

Milho

A expectativa para a produção total de milho no país, grão que está crescendo em exportações e fundamental para o setor de carnes, é de 102,3 milhões de toneladas, alta de 2,3% em relação à safra recorde de 2019.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários