Governo federal suspende vacinação contra a febre aftosa em 3 estados e parte de Amazonas e Mato Grosso

Por Redação em 04/05/2020 às 15:01:29


Medida, segundo o Ministério da Agricultura, tem como objetivo tornar esses locais em zonas livres de febre aftosa sem vacinação, um status sanitário que ajuda na abertura de novos mercados para a carne brasileira. Vacinação contra febre aftosa será realizada no mês de maio

Lenito Abreu/Adapec/Divulgação

O Ministério da Agricultura suspendeu na última quinta-feira (30) a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e alguns municípios de Amazonas e Mato Grosso.

Segundo o governo, esses locais vão se juntar ao Paraná no projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, onde atualmente só Santa Catarina faz parte. A decisão contou com apoio do setor, afirma o ministério.

A expectativa é o reconhecimento pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) desses estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021. Esse status sanitário mostra a qualidade da criação do país e ajuda na abertura de novos mercados.

"Para isso, uma das condições exigidas pela OIE é a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses", explicou em nota o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Geraldo Moraes.

Além de Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia, os municípios de Amazonas e Mato Grosso são: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá, no Amazonas; e o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína, em Mato Grosso.

A febre aftosa é uma das principais doenças da criação de gado, que começa com aftas nas bocas dos animais, podendo levar a problemas cardíacos e até a morte do boi.

Ela é extremamente contagiosa entre os animais e pode causar prejuízos grandes aos pecuaristas. Porém, não é uma doença contagiosa a humanos.

O Brasil não registra um caso de febre aftosa desde 2006. Em 2017, o governo federal publicou um plano de metas para suspender a vacinação em todos os estados até 2026.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários