Frente parlamentar agropecuária quer acelerar projeto de reciprocidade de tarifas dos EUA, diz senadora

Por Redação em 11/03/2025 às 20:11:56

A Frente Parlamentar da Agropecuária(FPA) quer acelerar o projeto de lei que estabelece a reciprocidade ambiental entre países. Segundo a relatora de um dos projetos sobre o tema no Senado, senadora Tereza Cristina (PP-MS), o texto deve ser votado em até um mês e meio.

"Vou conversar com o senador Davi, o mais rápido possível para que o projeto possa ir para a Câmara. A previsão é de um mês, um mês e meio", afirmou a senadora.

A afirmação foi feita após uma reunião nesta terça-feira (11) com os deputados e senadores que participam da frente parlamentar.

O texto proíbe o governo brasileiro de assinar acordos internacionais com cláusulas que restrinjam a importação de produtos brasileiros sem que os países signatários adotem medidas de proteção ambiental equivalentes.

O projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente do Senado e, se aprovado lá, segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta está sendo analisada de maneira terminativa, ou seja, se o projeto for aprovado vai direto para a Câmara dos Deputados, sem precisar passar pelo plenário do Senado.

Já na Câmara, a urgência de votação de um outro projeto sobre o mesmo tema foi aprovada no final de novembro de 2024. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.

Preocupação com os EUA

De acordo com a senadora, quando o projeto foi apresentado, inicialmente, a preocupação eram as relações entre Brasil e Europa.

Após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e os recentes anúncios de mudanças na tributação americana, o foco mudou.


"Quando começou a lei existia uma preocupação maior com a Europa, mas agora, nós estamos vendo que os Estados Unidos podem sobretaxar alguns produtos brasileiros", afirmou a senadora.

Fonte: G1

Comunicar erro
Combate a dengue 2025

Comentários

Movimento MT por Elas
Nota MT 2024
Acomp Gyn - Goiania Deusas do luxo