Um ano após o ataque do grupo extremista Hamas a Israel, que levou à guerra na Faixa de Gaza e gerou mais uma onda de violência no Oriente Médio, as exportações do agronegócio brasileiro encaram um novo desafio na região. A escalada das tensões, com o envolvimento de Líbano e Irã no conflito, pode impor obstáculos logísticos na região, o que significa aumento de custos.
"No ano passado houve um aumento entre 15% e 20% no custo de frete para a região, mas depois, com ao arrefecimento das tensões, os preços voltaram ao que era antes. Agora, com uma nova crise, pode ser que haja um aumento semelhante", avalia o consultor e diretor regional da Câmara de Comércio do Estado de São Paulo (Caesp), Michel Alaby.
Para Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria pecuária Athenagro, o cenário poderia ficar ainda mais complicado caso outros países se envolvessem no conflito, como Rússia, Estados Unidos e China. "Por enquanto, não há nada indicando problemas desse nível, mas o cenário é um pouco mais tenso. As chances de se tornar uma guerra regional é maior", diz.
A guerra em Gaza, que completa um ano, não chegou a afetar as exportações do agronegócio à região. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou US$ 11,9 bilhões a países árabes, o que representou um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2023. Para Israel, foram US$ 316,2 milhões, montante praticamente igual ao do ano passado, segundo dados da plataforma Agrostat.
Principal item da pauta de exportações brasileiras à região, as carnes cresceram em volume e em receita. Para Israel, o volume cresceu 22% em relação a 2023, para 24,5 mil toneladas de carne bovina, e para os países árabes, 19%, a 1,5 milhão de toneladas (entre carnes bovina e de frango).
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a indústria já vinha se preparando para diferentes cenários desde os ataques do Hamas a Israel. "Esse volume é justamente reflexo de já ter se criado alternativas desde quando começou o conflito já prevendo uma possível escalada", afirma.
No lugar das rotas tradicionais, via Mediterrâneo, os navios que saem do Brasil rumo ao Oriente Médio têm contornado a África e realizado o desembarque em portos da Turquia e do Golfo Pérsico, ou atravessado o canal do Panamá como alternativa ao Canal de Suez, no Egito. Com isso, o tempo de viagem até a região passou de 30 a 35 dias para até 60 dias.
Santin afirma que cerca de 5% a 10% das exportações ainda seguem a rota padrão, via Suez. Ele acrescenta que o crescimento superior a 20% no volume embarcado está dentro das expectativas do setor. "Esse volume não decorre da guerra, é um aumento normal de mercado de consumo que tem acontecido dentro da previsão normal que já tínhamos", diz.
De acordo com Alaby, o Brasil ocupa uma posição privilegiada no fornecimento de proteína animal para os países árabes, sobretudo em tempos de guerra. "O Brasil hoje é o primeiro produtor mundial de carne halal [que segue os preceitos muçulmanos]. E isso é condição sine qua non para comprar proteína animal", diz.
Outro fator que contribui para o desempenho positivo das exportações é o fato de os principais destinos da proteína animal, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, e Iraque, não estarem diretamente envolvidos no conflito. Juntos, os três países respondem por cerca de 22% das exportações brasileiras de carne de frango.
Em relação à carne bovina, países árabes e Israel representam 18,2% do total exportado pelo Brasil. No acumulado até agosto, foram 24,5 mil toneladas para a nação judaica, crescimento de 23%, e 304 mil toneladas para os países árabes, aumento de 83% na comparação com o mesmo período do ano passado. Procurada, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que não se manifestaria sobre o tema.
No caso específico do complexo soja, as exportações brasileiras para Israel caíram 15% nos oito primeiros meses deste ano, para 214,16 mil toneladas. Para os países árabes, o recuo foi de 18%, para 2,4 milhões de toneladas no período, segundo o Agrostat. Considerando apenas a soja em grão, houve alta de 4% no volume embarcado a Israel de janeiro a agosto, para 168,3 mil toneladas, e queda de 6% para os países árabes, para 2,2 milhões de toneladas.
Procurada, a Câmara de Comércio Brasil Israel observou, em nota, que "commodities sempre foram os produtos mais negociados entre Brasil e Israel" e que "há dificuldades com o frete devido a mudanças nas rotas de transporte por questões de segurança". Mas disse ser "importante destacar que o principal produto de Israel, a tecnologia, continua avançando, pois momentos como este geram novas oportunidades".
Fonte: GR