A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) receberá, nesta terça-feira (1º), uma delegação com representantes de Camarões. A comitiva será recebida, às 16h, na sede da Companhia, pelos diretores de PolÃtica AgrÃcola e Informações, SÃlvio Porto, e de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos.
Entre os objetivos da visita está conhecer a experiência brasileira no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a sua implementação a nÃvel local, com especial destaque para a conexão com a agricultura familiar.
Outro objetivo é realizar intercâmbio de saberes na temática de gestão de recursos hÃdricos e irrigação para agricultores familiares, assim como sua ligação com a segurança alimentar e nutricional. A delegação também tem interesse em conhecer melhor as boas práticas no monitoramento e avaliação de programas de alimentação escolar e o financiamento e iniciativas de mobilização de recursos para esses programas. Na visita, também serão abordadas questões técnicas de gestão de perdas pré e pós-colheita e medidas para facilitar o desenvolvimento de cadeias de valor.
A delegação é composta por 12 participantes, dentre eles o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gabriel Mbairobe, e o embaixador de Camarões para o Brasil, Martin Mbeng, além de autoridades de diversos ministérios do paÃs.
Intercâmbio - Na segunda-feira (30), a Conab participou da sessão de abertura da Missão da delegação de Camarões a BrasÃlia, no auditório do Instituto Rio Branco. Durante essa sessão, houve a apresentação da agenda da missão, dos objetivos da delegação da República de Camarões, um espaço para perguntas e respostas e a foto oficial.
Está prevista uma visita ao paÃs africano, ainda em 2024, para que técnicos e pesquisadores brasileiros possam conhecer o modelo de produção e gestão do cacau camaronês e, num intercâmbio de experiências, apresentar as boas práticas e técnicas sustentáveis utilizadas no desenvolvimento e fortalecimento da cadeia do cacau, uma vez que os dois paÃses se destacam mundialmente nesse setor.
Também estão previstas visitas da delegação de Camarões ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A agenda é intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA).
Fonte: Conab