Missão internacional em Bogotá, na Colômbia, debate fortalecimento da agricultura familiar

Por Redação em 30/09/2024 às 14:15:16

Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa de missão internacional de prospecção, até o dia 6 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, e representa o Brasil no projeto "Fortalecimento das políticas públicas na agricultura campesina, familiar e comunitária". O objetivo geral do encontro é conhecer, dialogar, debater, trocar experiências e sistematizar, a partir das demandas enviadas pelo governo colombiano, a concepção de um projeto com os resultados a serem alcançados pela iniciativa.

Além da Conab, outra instituição cooperante é o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo que a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) coordena a agenda juntamente com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A Conab é representada pela chefe-substituta da Coordenação de Relações Internacionais, Jéssica Mendes, que nesta segunda-feira (30) realizou a apresentação institucional da Companhia, e pela assessora da Presidência e analista do Projeto de Cooperação Bilateral com a Colômbia, Isabela Schoellkopf.

O evento prevê ainda visitas a campo no município de Guasca, localizado na província Guavio, departamento de Cundinamarca, onde as equipes conhecerão a produção de frutas e hortaliças da agricultura familiar local. Nos dias da missão, a equipe técnica da Conab deverá coletar as informações necessárias ao desenvolvimento do projeto com base na expertise da Companhia em suas diversas áreas.

As atividades incluem identificar conjuntamente prioridades, objetivos, fundamentação e elementos-chave para a preparação do projeto, incluindo elementos verticais das componentes (resultados, produtos, impacto, atividades, monitorização e avaliação). Entre os objetivos específicos, encontram-se a construção de uma árvore de demandas (problemas e soluções), a partir da qual o projeto de cooperação poderá ser desenvolvido, a discussão dos contributos técnicos, operacionais e financeiros necessários a serem mobilizados por todas as instituições cooperantes envolvidas, e o debate de mecanismos e acordos para a coordenação, implementação e gestão compartilhada, de acordo com os princípios norteadores da Cooperação Sul-Sul no Brasil, no âmbito do Programa de Associação Brasil-IICA.


Fonte: Conab

Comunicar erro

Comentários

Movimento MT por Elas
Acomp Gyn - Goiania Deusas do luxo