Trigo tem bom desenvolvimento no Sul, enquanto plantio de soja segue atrasado

Por Redação em 29/09/2024 às 10:34:47

Os mapas de monitoramento de vegetação e clima da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o trigo tem se desenvolvido em boas condições na maioria das áreas cultivadas do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Apenas algumas anomalias na vegetação são percebidas no Paraná, diz a Conab em boletim, devido ao estágio dos cultivos e à irregularidade das chuvas durante o seu desenvolvimento.

"As chuvas não minimizaram os efeitos da estiagem associados às altas temperaturas em algumas lavouras de trigo que estavam em enchimento de grãos no Oeste e Norte do Paraná. No Centro-Oeste, a umidade do solo permaneceu baixa e apenas áreas irrigadas foram semeadas", diz o texto.

Culturas de verão

O aumento da intensidade e abrangência das chuvas no início de setembro, porém, estão atrasando o plantio de soja, mas a Conab não deu mais detalhes sobre a cultura.

Sobre o milho de verão, a autarquia aponta que 51% da área estimada no Rio Grande do Sul já recebeu o cereal. Em Santa Catarina, os trabalhamos atingiram 22% da área e, no Paraná, 50%.

Em relação à safra de arroz, as condições climáticas foram favoráveis para a recuperação dos mananciais e para a manutenção da irrigação. A semeadura iniciou na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, porém a ocorrência de chuvas interferiu no ritmo da evolução da operação.

Em Santa Catarina, a semeadura foi iniciada, principalmente na região Norte, onde tradicionalmente ocorre mais cedo. "O clima tem favorecido a semeadura, no entanto, na região Sul de Santa Catarina, o progresso da semeadura foi mais lento devido ao menor volume de precipitações", afirma a Conab.

Em Goiás, Maranhão e Pará, a semeadura do arroz irrigado está concluída.

Por fim, a Conab informa que o milho de terceira safra de 2023/24 começou a ser colhido na Bahia, Sergipe e Pernambuco e que o tempo seco tem permitido o avanço dos trabalhos, apesar de ter causado perda produtiva em algumas lavouras.

Fonte: GR

Comunicar erro

Comentários

Movimento MT por Elas
Acomp Gyn - Goiania Deusas do luxo