Quer cultivar suas próprias hortaliças e temperos, mas mora em apartamento? Tamanho não é problema. Veja dicas para dar os primeiros passos. Quer iniciar a sua própria horta?
O g1 conversou com especialistas para entender como dar os primeiros passos nessa jornada: o preparo dos vasos, melhores cultivos para iniciantes, cuidados na mistura de espécies, além de dicas de ventilação e iluminação. Confira a seguir.
Casa pequena não é desculpa
Espaço não é desculpa para deixar de começar a cultivar em casa. Uma jardineira de 30 cm de comprimento e com profundidade o suficiente, já permite a plantação de até 2 espécies, segundo Sabrina Jeha, herborista da Sabor de Fazenda Ervas e Temperos.
Duas questões devem ser observadas, de acordo com Andrei Santos, diretor de planejamento da ISLA Sementes.
Sol: uma horta precisa de cerca de 4 horas de luz direta por dia para poder se desenvolver. Se isso não for possível, dá para arriscar em microverdes, que são cultivos em que a colheita é logo no início do desenvolvimento.
Ventilação: a plantação vai precisar de ar, mas cuidado: correntes que duram o dia todo prejudicam o crescimento da planta, que precisa gastar energia até mesmo para se manter firme nestes ambientes.
Muda ou semente?
Para a herborista, as mudas acabam sendo mais simples para quem está tentando uma horta pela primeira vez, já que pulam todo o processo de desenvolvimento da semente e já têm a raiz desenvolvida.
Também dá para plantar por meio dos chamados "propágulos", que são as estruturas das plantas, como os galhos. Neste caso, é preciso escolher um em que o caule esteja bom e com poucas folhas. O plantio deve ficar na sombra até as raízes começarem a brotar. Por fim, é preciso replantá-lo em um vaso definitivo.
Mas, se você quer ter a experiência completa e observar a hortaliça ou tempero nascer do zero, adquira sementes.
Para garantir que elas germinem, observe as instruções no pacotinho, que, inclusive, irão indicar quais as porcentagens de eficácia do desenvolvimento, comenta Lenita Haber, analista de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo a analista, é importante sempre colocar mais de uma semente na cova, para garantir que pelo menos uma vai germinar.
Planta 'bebe' e 'come'
E nem só de sol vai viver a sua horta, ela vai precisar de água e nutrientes.
Na rega, não existe uma quantidade de água que valha para todos os tipos cultivos e, conforme a planta for se desenvolvendo, esses valores podem ir mudando de acordo com a espécie, conta Santos.
Se a água for em excesso, a planta pode se afogar ou até mesmo ter a sua raiz apodrecida. Já se for de menos, ela pode secar. Então a dica é sempre pesquisar o quanto ela exige e verificar se a terra está seca ou úmida antes de regar.
A sua horta também vai precisar se alimentar e isso acontece por meio dos adubos. A quantidade e os intervalos de aplicação também variam de espécie para espécie.
Cultivos de ciclos mais curtos, como a alface, vão acabar sendo adubados só no plantio. Já aqueles que demoram mais para se desenvolver podem ser adubados 45 dias depois da plantação, aconselha Lenita.
De acordo com a especialista, o adubo pode ser feito em casa e, para isso, ela sugere o uso de composteiras domésticas, onde resíduos de alimentos são depositados para gerar o composto.
Mas, ela alerta, não dá para adubar a planta com alimentos gordurosos, porque os seus componentes podem atrair bactérias, fungos e outros invasores, além de terem uma decomposição mais lenta.
A hora de colher também é importante: se for tirar o produto inteiro, pegar sempre na base e ir puxando devagar para não quebrar as folhas. Se tiver uma alface e for tirando folha por folha, é preciso ter cuidado para não mexer na raiz, que pode acabar quebrando e matar a planta.
Quando for cortar, lembre-se também de sempre optar pela gema da planta.
Dá para ter horta com pet em casa?
O medo do pet destruir a sua horta é real, mas calma, eles conseguem conviver em paz.
Tanto gato, quanto cachorro, podem achar o ambiente interessante para cavar, fazer as necessidades e até para fazer um lanche. Para a Sabrina, a dica é fazer uma horta para você e uma voltada para o seu animal. Assim, ele vai deixar as suas plantações quietas.
Existem alguns cultivos mais indicados para cada animal. Algumas espécies aromáticas, como a pimenta, podem causar irritação nos pets, mas as hortaliças são mais convidativas. Os gatos adoram ervas, como a hortelã.
Agora, se você quer ter apenas uma horta e só para você, tome alguns cuidados:
Deixe-a em lugares inacessíveis para o pet. Quem tem gato pode precisar colocar grades.
Tente impedir que o seu animal faça xixi na planta. Lenita conta que ele tem muito nitrogênio e pode queimar o cultivo e até contaminar o alimento.
Para evitar que eles cavem, coloque casca de árvore seca em cima da terra, montando um obstáculo.