A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (4/8) que as recentes queimadas que atingiram diversas regiões do Brasil são provenientes de uma combinação "perversa" de desmatamento, mudanças climáticas e ação criminosa.
Marina participa de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. Durante sua exposição, a ministra declarou que o país está passando por uma situação que envolve diversos fatores, como as estiagens que ocorrem em todo território. "A combinação de temperaturas altas e baixa irrigação criam um ciclo vicioso", disse.
Questionada sobre as ações do governo para conter e prevenir o fogo, Marina respondeu afirmando que o governo federal está priorizando a situação e está trabalhando "ombro a ombro" para conseguir empatar o jogo. De acordo com ela, existe uma diferença entre não fazer política pública para o enfrentamento e fazer políticas sem estudo. "Não é assim que esse governo faz", avaliou.
Ainda de acordo com a ministra, dois jovens já foram detidos pelas queimadas que atingiram a Floresta Nacional (Flona), no Distrito Federal, na tarde de ontem.
Fonte: GR