Organizações internacionais do setor hortigranjeiro estarão reunidas, nos dias 3 e 4 de setembro, no Encontro Regional de Mercados Atacadistas da América Latina e Caribe que ocorrerá em Santiago, no Chile. A Companhia Nacional de abastecimento (Conab) foi convidada pela Federação Latino-Americana de Mercados Abastecedores (Flama) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para representar o Brasil e difundir a experiência do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Companhia.
Estarão representando a Conab no encontro o chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, Marisson Marinho, e a gerente de Produtos Hortigranjeiros, Juliana Martins Torres. Além do Brasil, está prevista a participação de outros paÃses, entre eles Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina e México.
Durante a reunião, a Conab apresentará a palestra "Monitoramento de mercados e informações ao consumidor: a experiência do Prohort", que estará inserida no painel "Observatório e transparência de mercados e informações aos consumidores". O Prohort foi instituÃdo pelo Governo Federal e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionar maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos e os integrantes da cadeia de produção e distribuição, e buscar a melhoria e a ampliação das funções dos mercados atacadistas.
O objetivo do Encontro é abordar, por meio de diálogos técnicos e intercâmbios, as práticas desenvolvidas em nÃvel regional na modernização dos mercados de abastecimento alimentar e o apoio ao estabelecimento de sistemas alimentares inclusivos, sustentáveis e resilientes. Também será realizada a revisão do Plano de Trabalho FAO/Flama, para o novo memorando de entendimento no perÃodo de 2024 a 2029.
Os temas abordados no evento estão alinhados com a PolÃtica Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), que entre seus objetivos estão incluÃdos os de promover a estruturação de sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis, com base na agroecologia e na sociobiodiversidade, incluÃdos os sistemas agrÃcolas tradicionais, e o de apoiar a ampliação, a modernização e a revitalização das centrais de abastecimento e incentivar a implantação, a revitalização e a integração de equipamentos voltados ao abastecimento alimentar.
O encontro regional permitirá a interação das instituições nacionais com os mercados atacadistas da América Latina e Caribe. Além da Conab, outras entidades brasileiras também estarão representadas no evento, como as Ceasas de Porto Alegre e do Paraná, e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen).
Fonte: Conab