A Medida Provisória (MP) 1227/2024 levou importadores da China a optarem por comprar soja dos EUA em vez do Brasil. Desde que a medida foi anunciada, em 4 de junho, os chineses compraram pelo 208 mil toneladas de soja dos americanos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA. As vendas relâmpago foram as primeiras transações do tipo desde janeiro.
Para o agronegócio, a MP aumenta a carga tributária e, como consequência, o preço dos alimentos. "A China está comprando suprimentos dos EUA porque os compradores no Brasil não conseguem repassar esses custos mais altos para o agricultor", disse Victor Martins, gerente de risco para a América Latina da Amius, à agência "Bloomberg".
"Isso resulta em pagamentos mais altos devido à redução das ofertas no Brasil".
Esse movimento, porém, pode ser paralisado agora depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolveu, na terça-feira (11), parte da medida provisória (MP) editada pelo governo que limitava créditos de PIS e Cofins. Será preciso aguardar se o governo fará nova media para compensar as perdas.
Fonte: Globo Rural