Abertura dos mercados de sêmen e embriões bovinos na Rússia e demais membros da União Econômica Eurasiática (UEEA)

Por Redação em 05/06/2024 às 07:33:16

O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a not√≠cia de abertura de 15 mercados dos cinco pa√≠ses integrantes da União Econômica Eurasi√°tica (UEEA) - R√ļssia, Belarus, Arm√™nia, Cazaquistão e Quirguistão - para a exportação brasileira de s√™men e embriões bovinos ("in vivo" e "in vitro").

Trata-se de mais uma grande expansão comercial na UEEA para produtos agr√≠colas brasileiros. No in√≠cio de maio deste ano, foram autorizadas as exportações de su√≠nos vivos e, em setembro de 2023, de bovinos vivos para os membros da União.

As aberturas decorrem do recente adensamento de contatos bilaterais com a UEEA, por meio de atuação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa).

No primeiro quadrimestre de 2024, o Brasil exportou pouco mais de US$ 325 milhões em produtos do agronegócio para a UEEA, com destaque para soja em grãos, carne bovina, café verde e aç√ļcar bruto.

Com os novos mercados na UEEA, o agronegócio brasileiro soma 61 aberturas de mercado em 27 pa√≠ses neste ano, totalizando 139 aberturas em 51 pa√≠ses desde o in√≠cio do mandato do Presidente Lula.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: MAPA

Comunicar erro

Coment√°rios

Acomp Gyn - Goiania