Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MERCADO EXTERNO

Malásia habilita quatro frigoríficos brasileiros para exportação de frango


A Malásia anunciou hoje a habilitação de mais quatro frigoríficos brasileiros para a exportação de carne de frango halal para o país.

Frigoríficos da BRF e da JBS estão entre as quatro novas plantas aprovadas para exportação de carne de frango para o mercado da Malásia. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a BRF recebeu habilitação para as plantas de Dourados (MS) e Dois Vizinhos (PR), enquanto a da JBS Aves fica localizada em Trindade do Sul (RS).

A quarta unidade contemplada é da Vibra Agroindustrial, em Minas Gerais. As unidades habilitadas se somarão às outras três plantas frigoríficas já autorizadas a embarcar produtos para a Malásia - duas da BRF e uma da Jaguafrangos. Dessa forma, com a expansão, o número de plantas frigoríficas do Brasil autorizadas a exportar para o mercado malaio passa de três para sete.

Em 2023, o Brasil exportou mais de 13,6 mil toneladas de carne de frango halal para a Malásia, somando cerca de US$ 20 milhões. Com as novas plantas habilitadas, a expectativa é que esse volume possa dobrar.

O anúncio ocorre após auditorias realizadas in loco por técnicos do país asiático nas plantas do Brasil entre outubro e novembro do ano passado, informaram os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, em nota conjunta.

De acordo com a ABPA, a Malásia é reconhecida internacionalmente como um dos mercados com os mais elevados critérios para produtos halal (com abate que segue preceitos religiosos) entre as nações de maioria islâmica.

"Mais que dobramos o número de plantas habilitadas a atender o mercado malásio, que deverá registrar bons incrementos nos volumes embarcados ao longo de 2024. É uma importante notícia para o Brasil, que é o maior exportador global de carne de frango halal e tem visto sua presença aumentar no mercado islâmico", disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

"Esse avanço é estratégico para o setor agropecuário brasileiro e demonstra a capacidade do país de atender a mercados altamente exigentes, mantendo-se fiel aos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar", ressaltou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, em nota.

"O crescimento reflete o reconhecimento e a confiança na qualidade da carne de frango halal produzida no Brasil", diz a nota dos ministérios. A Malásia adota rigorosas normas de qualidade e segurança alimentar, especialmente para produtos halal, que devem atender a práticas de preparação de acordo com a lei islâmica.

Globo Rural

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!