Combate a dengue

Mulheres da periferia de SP transformam lixão em horta urbana

Por Redação em 14/08/2022 às 09:17:26

O Grupo de Agricultura Urbana garante comida saudável a moradores do bairro de União de Vila Nova, no extremo leste da cidade de São Paulo. Mulheres da periferia de SP transformam lixão em horta urbana

"Orgânico é para todos. Isso é direito de todos", diz a agricultora Joelma dos Santos.

Ela é uma das nove mulheres do Grupo de Agricultura Urbana (GAU), que mantém uma horta com mais de 300 espécies no bairro de União de Vila Nova, extremo leste da cidade de São Paulo.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

De onde vem: salada toma 'banho' com sabão e pode até se 'afogar'

O local é chamado de Viveiro Escola das Mulheres do GAU, uma esquina que já chegou a abrigar um lixão, que servia de descarte para materiais de construção. Com os anos, as mulheres conseguiram transformar a paisagem e criar um dos únicos espaços verdes do bairro.

Elas plantam de tudo um pouco e misturado: tem laranja com alface, com cana-de-açúcar, com cacau. E muito reaproveitamento na cozinha: biscoitos de casca tangerina e casca de banana que vira pão e patê.

O Viveiro também um é local terapêutico para essas mulheres. Foi lá, por exemplo, que a agricultora Vilma Martins, presidente do GAU, encontrou acolhimento para superar a violência doméstica.

"O Viveiro Escola é um local muito importante para a nossa comunidade para tratar todas essas doenças, tanto a violência doméstica, como a depressão".

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários