Combate a dengue

Água da criação de peixes é usada para melhorar qualidade do capim

Por Redação em 14/08/2022 às 07:47:05

Pastejo rotacionado é um sistema que pode ajudar bastante na engorda da boiada. Ao dividir a área em piquetes, pecuarista mantém pasto verde por um período maior do ano. Água da criação de peixes é usada para melhorar qualidade do capim

Reprodução/TV TEM

Em uma propriedade do centro-oeste do estado de São Paulo, a água usada na criação de peixes vem sendo usada para melhorar a qualidade do capim. Além disso, o produtor utiliza o sistema de pastejo rotacionado.

A integração da piscicultura com a pecuária por meio da irrigação pode trazer economia de até 20% nos gastos com adubo.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 14/08/2022)

Água da criação de peixes é usada para melhorar qualidade do capim

E para não desperdiçar cerca de 350 mil litros por dia, o sistema de vazão foi adaptado, criando um novo curso, que passa pelo reservatório e pela bomba de captação. A economia vira investimento na adubagem para acelerar o crescimento do pasto.

Após mais de 40 dias sem chuva na região, o pasto contínuo está baixo e com boa parte seca. Mas o cenário é bem diferente nas outras áreas, onde a água cai todos os dias e fica quase 30 dias sem nenhum animal.

São 4,8 metros quadrados divididos em 14 piquetes para o pastejo rotativo. Atualmente, cada um recebe 60 cabeças de gado anelorado por dois dias.

A criação de gado no Brasil tem média de um animal de 450 quilos por hectare. A propriedade chegou a manter 15 vezes bois por hectare com pastejo rotativo, irrigação com reuso de água e preparação do solo.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários